Dados do Trabalho
Título
Quando a medicina de precisão supera a medicina baseada em evidências: um relato de caso
Introdução e/ou Fundamento
Diretrizes médicas são desenvolvidas para aumentar a qualidade dos cuidados ao paciente, norteando médicos para a realização de condutas baseadas em evidências e custo-efetividade. A medicina baseada em evidências analisa grandes grupos e acaba generalizando conclusões que nem sempre são aplicáveis na prática clínica individualizada. Nos últimos anos a medicina baseada em evidências vem sendo questionada pela medicina de precisão, onde dados individualizados do paciente são essenciais para a tomada de decisão. Relatamos um caso em que a medicina de precisão foi essencial para o desfecho favorável.
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Homem 61 anos, piloto de Kart competitivo, em avaliação médica pré-participação. Em tratamento para hipertensão, dislipidemia e hiperplasia prostática benigna, era assintomático e com história familiar negativa para cardiopatia. Ao exame físico a única alteração relevante era pulso pedioso impalpável. Hemograma e bioquímica normais, com LDL=67 mg/dL. Eletrocardiograma com ritmo sinusal e padrão de repolarização precoce. Apesar do excelente VO2 máximo (139% do previsto), apresentou supradesnivelamento de segmento ST em derivação aVR. Ecocardiograma convencional sem alterações. Entretanto, a análise avançada revelou strain longitudinal global de VE reduzido (15,8%) com padrão heterogêneo e redução em parede anterior e septo anterior. Angiotomografia de coronárias revelou placa mista, moderada, em DA e CX com placa não calcificada em segmento proximal, com redução luminal importante. O cateterismo cardíaco quantificou a lesão de DA em 30% e a lesão de CX em 80%. Realizada angioplastia de CX com excelente resultado (figura). Instaurado tratamento clínico. O teste cardiopulmonar (VO2= 149% do previsto) e o ecocardiograma foram repetidos posteriormente, sem evidência de isquemia e o paciente foi liberado para retornar à prática competitiva .
Discussão
Apesar de assintomático, o paciente apresentava alto risco cardiovascular e optou-se por fazer a avaliação pré-participação com mais detalhes do que os usualmente preconizados nas diretrizes de cardiologia do esporte. Tal conduta personalizada permitiu o diagnóstico e o tratamento antes que um evento potencialmente fatal ocorresse.
Palavras Chave
Medicina de Precisão; Medicina Baseada em Evidências; Doença da Artéria Coronariana
Área
Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva
Categoria
Médico Residente / Especializando
Instituições
Hospital Naval Marcílio Dias - Rio de Janeiro - Brasil, Ipanema Health Club - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade de Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Daniela Blanco Mecking, Maria Amélia Bogéa Serra Guimarães, João Giffoni da Silveira Neto, Renata R. T. Castro