Dados do Trabalho
Título
Mortalidade por Doença Isquêmica do Coração: Análise por Causas Múltiplas
Introdução e/ou Fundamento
O envelhecimento da população e o concomitante aumento das doenças não transmissíveis influenciam a evolução e os desfechos que podem culminar na morte, alterando a evolução das doenças isquêmicas do coração (DIC) e suas causas associadas. Assim, é fundamental compreender o processo de morte por DIC, as doenças associadas a elas e aquelas com as quais as DIC se relacionam.
Objetivo
Avaliar a mortalidade por DIC no Brasil entre 2006 e 2020 pelo método de causas múltiplas e identificar diferenças nos padrões de distribuição por sexo e região geográfica.
Materiais e Métodos
Analisamos, a partir de informações extraídas das Declarações de Óbitos (DO) da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), pelo método de causas múltiplas, as doenças associadas às DIC quando elas foram definidas como causa básica do óbito (CB) e quando estavam presentes em qualquer linha das DO, de 2006 a 2020, no Brasil. Posteriormente, foram avaliadas a proporção dessas doenças e as diferenças entre os sexos e as regiões geográficas, com relevância estatística analisada pelo teste do qui-quadrado, e dependência entre os fatores ilustrada por meio de gráficos de barras empilhadas e grafos de redes de pequeno mundo.
Resultados
As DIC, quando CB, foram associadas com infarto agudo do miocárdio (IAM), hipertensão arterial (HA), doença isquêmica crônica do coração (DICC), insuficiência cardíaca (IC) e diabetes melito (DM), em ordem decrescente de apresentação. Quando ocorreu menção de DIC em qualquer linha da DO, observou-se IAM seguido por DM, DICC, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), acidente vascular cerebral (AVC) e dislipidemia, assim como covid-19 no ano de 2020. No sexo feminino, destacaram-se DM como CB e menção, HA como CB e DICC e doença de Alzheimer como menção, enquanto, nos homens, dependência química como CB e menção, e câncer como menção. Nas regiões Norte e Nordeste, destacaram-se DM e AVC; no Centro-Oeste, dislipidemia e obesidade; no Sul e Sudeste, a doença de Alzheimer; e no Sul, DAC e DPOC.
Conclusões
Diversas enfermidades, como IAM, HA, DICC, IC e DM associam-se com DIC como CB. As DIC relacionam-se com outras CB, como IAM, DM, DICC, DPOC e AVC. A proporção dessas associações varia entre os sexos e as regiões geográficas. Assim, a compreensão da magnitude dessas relações, pelo método de causas múltiplas, possibilitaria o melhor direcionamento de investimentos em saúde.
Palavras Chave
Doenças isquêmicas do coração; Causas múltiplas de morte; Declaração de óbito.
Área
Doença Coronária
Categoria
Pesquisador
Instituições
UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Luiz Antonio Viegas de Miranda Bastos, Paolo Blanco Villela, Jose Lucas Peres Bichara, Emilia Matos do Nascimento, Eduardo Luiz Viegas de Miranda Bastos, Basilio de Bragança Pereira, Glaucia Maria Moraes de Oliveira