41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

O que dizem Google, Chat GPT e LuzIA sobre cigarro eletrônico e risco cardiovascular? Análise da qualidade da informação disponível à população leiga.

Introdução e/ou Fundamento

As Inteligências Artificiais (IAs) são ferramentas tecnológicas emergentes que podem informar o público leigo. Paralelamente, os cigarros eletrônicos vêm ganhando destaque pelo uso na população jovem e pesquisas relacionam seu uso a risco cardiovascular. Assim, é importante que tais fontes dêem informações precisas, já que conteúdos ambíguos ou errôneos podem afetar os comportamentos de saúde.

Objetivo

Comparar as informações fornecidas pelas IAs e o Google em relação ao uso de cigarro eletrônico e seu risco cardiovascular.

Materiais e Métodos

Foram coletadas as respostas das IAs (LuzIA e Chat GPT) e do Google para as perguntas: “Cigarro eletrônico é nocivo à saúde humana?”, "Cigarro eletrônico é seguro para um cardiopata?", "Cigarro eletrônico apresenta menos consequências do que o cigarro tradicional?”.

Resultados

As respostas das ferramentas de IAs e do Google convergiram sobre o caráter nocivo dos cigarros eletrônicos à saúde humana. LuzIA ressalta a presença de substâncias tóxicas nesses dispositivos, correlacionando o uso desses dispositivos a danos nos vasos sanguíneos, enquanto o Chat GPT afirma que o uso de cigarros eletrônicos apresenta riscos significativos à saúde humana, enfatizando os danos cardiovasculares. No Google, os sites analisados atribuíram o uso prolongado de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) a risco de diversos problemas de saúde.  Em relação ao uso de DEF por cardiopatas, as três plataformas o consideraram lesivo ao sistema cardiovascular. As IAs, por sua vez, desencorajam o seu uso e aconselham a consulta com um médico. Já o Google não apresenta uma resposta direta, mas os principais sites destacam estudos que indicam o aumento do risco cardiovascular. A comparação entre as consequências causadas pelo DEF e pelo tradicional resultou em maior dissenso. Embora ambas as IAs afirmem que os dois produtos têm riscos significativos à saúde, a LuzIA aconselha a não utilização de ambos os cigarros, enquanto o Chat GPT aponta que ambos apresentam riscos, mas que os malefícios causados pelos DEF podem ser menores. Nos sites buscados no Google, por sua vez, as respostas foram contraditórias: alguns citam risco igual, menor ou maior.  

Conclusões

Os resultados foram consistentes com relação ao risco cardiovascular mas há fragilidade quando se compara ao cigarro tradicional. Assim, políticas públicas de conscientização podem focar nestas fragilidades para melhor orientação da população.

Palavras Chave

cardiopatia; IAs; Cigarro eletrônico

Área

Aterosclerose, Dislipidemia e Fatores de Risco Cardiovascular

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Antonio Ferreira Pena Maciel, Gabriela Arakaki Faria, Lívia Quintella Baptista, Mariana Mariah Idalgo Da Costa, Maria Clara Carlos Nunes, Flávia Tavares De Souza, Carolina Barros Ferreira Da Costa, Evandro Tinoco