41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

pseudoaneurisma do Seio coronariano direito roto para ventriculo direito

Introdução e/ou Fundamento

Introdução: O pseudoaneurisma do seio de Valsalva é uma situação rara e grave que pode ser espontânea ou complicação de uma infecção, trauma ou cirurgias/procedimentos cardíacos. Descrevemos um caso de pseudoaneurisma de seio de valsalva direito diagnosticado pelo ecocardiograma transtorácico (ETT) e tomografia computadorizada (TC).    

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Relato de caso: Paciente masculino, 62 anos, transplantado hepático, hipertenso e com marcapasso definitivo por bloqueio atrioventricular total há um mês. Retorna ao hospital com quadro de dor torácica típica, ECG sem alterações agudas, troponina positiva e sem sinais clínicos/laboratoriais de infecção. Houve melhora da dor após nitrato intravenoso. Durante a investigação de síndrome coronariana aguda foi realizado um ETT que demonstrou septo interventricular anterior basal medindo 15mm com uma “massa” se projetando na via de saída de ventrículo direito (VSVD), comprimindo anel aórtico e a válvula coronariana direita. A suspeita clínica inicial foi de dissecção aórtica ou endocardite infecciosa complicada. O paciente foi encaminhado à TC que evidenciou um pseudoaneurisma de seio de Valsalva direito, além de lesões obstrutivas em artérias descendente anterior e coronária direita. Foi realizado tratamento cirúrgico com correção do seio de Valsalva direito com patch e revascularização miocárdica. Material enviado para estudo histopatológico ainda em andamento durante a publicação desse caso clínico.

Discussão

  Discussão: O pseudoaneurisma do seio de Valsalva nativo é extremamente raro. Estudos histológicos demonstraram que a fraqueza estrutural entre a parede da aorta e do anel pode ser responsável pela ocorrência desse tipo de lesão. O ETT, a TC e/ou a ressonância magnética (RM) são valiosas abordagens diagnósticas não invasivas. O ETT pode mostrar uma massa na raiz da aorta abaulamento com projeção na VSVD causando um fluxo turbulento ao Doppler, além de evidenciar lesão valvar aórtica associada (insuficiência ou estenose). A TC ou RM podem confirmar e mostrar detalhes como localização, comprimento e largura do pescoço, o tamanho do trombo e a relação com os tecidos adjacentes. Os pseudoaneurismas do seio de Valsalva nativo podem implicar elevada morbidade devido à sua tendência à ruptura. Um bom resultado pode ser obtido com diagnóstico e cirurgia precoces.   Conclusão: Relatamos este caso de pseudoaneurisma do seio de Valsalva direito cuja etiologia ainda não foi definida por completo, mas apresentou boa evolução.

Palavras Chave

pseudonaeurisma; Ecocardiografia; seios de valsalva

Área

Ecocardiografia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital Universittário Antonio pedro - EBSERH - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Bruna Barbosa Chagas de Almeida, Antonio Jose Lagoeiro Jorge, Vitor Ramos Navarro, João Marcos Marcelino Chaves Ribeiro, Giovanna Carrilho Pessoa, Rafael de Mendonça Mello, Alessandro Zakhia Seixas, Flavia Nunes Benicio de Souza