41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Pseudoaneurisma de VE com fístula para o VD após IAM

Introdução e/ou Fundamento

INTRODUÇÃO O pseudoaneurisma do ventrículo esquerdo(VE) é uma das possíveis complicações do infarto do miocárdio (IAM). Apesar de raro, apresenta grande mortalidade, devido ao risco de ruptura. O diagnóstico correto, mesmo que desafiador devido ao quadro clínico inespecífico, é fundamental para a definição da abordagem terapêutica adequada e prevenção de complicações, como ruptura e tamponamento cardíaco. Relata-se um caso de pseudoaneurisma de VE..

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

RELATO DE CASO: Paciente masculino, 71 anos, ex-tabagista, HAS e DPOC, apresenta quadro de dispneia e edema em membros inferiores. Procura cardiologista em 2022, que solicita: ECG evidenciando onda Q e ecocardiograma transtorácico (ECOTT) evidenciando comunicação interventricular (CIV). Indica-se cateterismo cardíaco, que revelou lesão de 80% da artéria descendente anterior e oclusão da artéria coronariana direita. Em seguida, programou-se angioplastia coronariana, realizada em 4/1/24. Paciente internado para esclarecimento da CIV. Realizou ECOTT que evidenciou tratar-se de um pseudo aneurisma do VE com fístula esquerdo-direito. Foi levado a ressonância magnética (RM) que confirmou o diagnóstico.

Discussão

DISCUSSÃO O pseudo aneurisma do VE resulta de uma ruptura do miocárdio, em que a hemorragia é contida pelo pericárdio e não há tecido muscular, apenas fibroso, o que o diferencia do aneurisma verdadeiro. A maioria dos casos são diagnosticados na fase crônica, devido ao fato de que o pseudo aneurisma na fase inicial tem maior risco de morte súbita. Para diagnóstico, o ECOTT é um exame de primeira linha, podendo identificar anormalidades sugestivas em até 90% dos pacientes, porém permite o diagnóstico definitivo em apenas 25‐33% dos casos. A RM oferece melhor visualização do pseudoaneurisma, permitindo confirmar o diagnóstico. A conduta cirúrgica em casos precoces é bem estabelecida, mas a terapêutica para os crônicos não é consensual, sendo a cirurgia não indicada para todos os pacientes. CONCLUSÃO Conhecer as causas e apresentações clínicas do pseudoaneurisma de ventrículo esquerdo é primordial para o diagnóstico correto dessa patologia e, logo, para a elaboração do plano terapêutico adequado visando evitar possíveis complicações.  

Palavras Chave

Pseudoaneurisma do ventrículo esquerdo; Ecocardiografia

Área

Ecocardiografia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital Universitário Antonio Pedro - EBSERH - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Carolina Lacerda Rodrigues, Raquel Viegas Palmeira Tostes, Mario Luiz Ribeiro, Fernanda Baptista Ribeiro Dias, Eliza de Almeida Gripp, João marcos Marcelino Chaves Ribeiro, Vitor Ramos Navarro, Giovanna Carrilho Pessoa