41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Frequência de hipertensão arterial e hipertensão resistente em pacientes com incidentaloma de adrenal atendidos em um hospital universitário

Introdução e/ou Fundamento

Os incidentalomas de adrenal (IA) são nódulos observados em exames de imagem realizados por motivos não relacionados às adrenais. Eles podem ser não funcionantes (IANF) ou funcionantes, sendo os secretores autônomos leve de cortisol (SALC) os mais frequentes. Já é conhecida a relação entre IANF e SALC com fatores de risco cardiovascular, sobretudo a hipertensão arterial. No entanto, dados brasileiros são escassos.

Objetivo

Avaliar a frequência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e hipertensão resistente (HR) em pacientes com IA; comparar a frequência de HAS e HR entre pacientes com IANF e SALC.

Materiais e Métodos

Estudo transversal por revisão de prontuários de pacientes com IANF [cortisol sérico após o teste de supressão com 1mg de dexametasona (TSD1mg ≤1,8μg/dL)] ou SALC (TSD1mg >1,9μg/dL) atendidos no ambulatório de Endocrinologia. Dados numéricos estão apresentados como mediana (p25-p75) ou percentual.

Resultados

Foram avaliados 43 pacientes (72,09% mulheres) com idade ao diagnóstico de 59 (49-65) anos. O índice de massa corporal foi de 29,54kg/m² (24,45-35,05). O tamanho do nódulo foi de 2,05cm (1,6-2,6) e em 93% o nódulo estava presente em uma das adrenais (55,8% à esquerda). Quanto à presença de hipersecreção hormonal, 65,1% (n=28/43) foram classificados como IANF e 34,9 % (n=15/43) como SALC. A HAS estava presente em 72,09% (n=31/43) dos pacientes com IA. Dentre os IANF, 64,3% (n=18/28) tinham HAS e 14,3% (n=4/28) tinham HR; entre os pacientes com SALC, a frequência de HAS e HR foi de 86,7% (n=13/15) e 13,3% (n=2/15), respectivamente.

Conclusões

O estudo mostrou que os pacientes com IANF e, principalmente, com SALC tinham uma frequência elevada de HAS enquanto que a frequência de HR foi semelhante entre os dois grupos. Esses dados corroboram para a necessidade de indicar nesses pacientes uma abordagem mais intensiva em relação à avaliação e o controle da pressão arterial e de outros fatores de risco cardiovascular.

Palavras Chave

incidentaloma de adrenal; Hipertensão Arterial; hipertensão resistente.

Área

Outros

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Afonso de Liguori Soares Leite, Aline Barbosa Moraes, Giselle Fernandes Taboada, Anna Maria Frizzera Daniel, Hanah Valinhos Abreu Fiuza