41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Síncope em paciente com estenose aórtica

Introdução e/ou Fundamento

Síncope é a perda transitória da consciência, secundária a hipoperfusão cerebral. A doença valvar que mais se manifesta com síncope é estenose aórtica (EAo). Devido à grande gama de doenças que podem causar síncope, as causas devem ser amplamente discutidas e investigadas.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

M.C.M.M., paciente feminina, 54 anos, em acompanhamento cardiológico desde 2018, quando em exame foi detectado sopro e solicitado ecocardiograma transtorácico que mostrou valva aórtica bicúspide com EAo moderada (área valvar de 1,1cm² /gradiente máx 56 e médio de 39mmHg), função sistólica preservada e HVE. Evoluiu com quadros de síncope, entendidos como evolução da EAo, sendo encaminhada para preparo de troca valvar e aorta ascendente. Foi, então, para avaliação nutricional e psicológica e preparo pré-operatório de reabilitação cardíaca visando emagrecimento e melhora funcional pré cirúrgica. Porém, durante avaliação pré-esforço no teste cardiopulmonar foi detectado bloqueio atrioventricular avançado, sendo encaminhada para internação. Holter de 24 horas com pausas maiores do que 6 segundos.  Angiotomografia de coronárias sem lesões obstrutivas e valva aórtica com exuberante calcificação subvalvar, direcionada ao septo interventricular alto, na topografia do nódulo AV.  Realizado implante de marca-passo (MP) definitivo bicameral em 19/04/23, sem intercorrências. Evolutivamente não apresentou novos episódios de síncope ou outros sintomas, manteve medicações de uso prévio e aguarda ser reavaliada a estratégia de troca valvar.

Discussão

Temos uma paciente com o diagnóstico prévio de EAo moderada que evoluiu com síncopes, inicialmente entendidas como sintoma de gravidade da doença valvar, o que levou a uma indicação cirúrgica. No entanto, foi flagrado em exames pré-operatórios, BAV completo que justificaria os episódios. Nos deparamos com hipóteses que mudariam drasticamente o seguimento da paciente. Após o implante do MP e ausência de sintomas, ficou entendido que as síncopes estavam ocorrendo devido a bradiarritmia e não como um marcador de gravidade da EAo. Com isso, vemos a importância de ver os pacientes como um todo e da necessidade de conhecer mecanismos fisiopatológicos e diagnósticos diferenciais das doenças cardiovasculares, visando, assim, evitar intervenções inadequadas. Dessa forma, esse caso clínico nos ensina sobre diferentes causas de síncope e seus tratamentos, além do manejo da EAo, principalmente em pacientes mais jovens, em que agregar morbimortalidade tem impacto no futuro e sua qualidade de vida.

Palavras Chave

síncope; estenose aórtica; marca-passo; Valvopatias; bradiarritmias

Área

Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Casa de Saúde São José - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Giulia Facina Carvalho de Lemos, Julianny Freitas Rafael