41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Acidente vascular cerebral isquêmico como apresentação inicial de mixoma atrial esquerdo

Introdução e/ou Fundamento

O mixoma atrial é um tumor raro, com incidência inferior a 0,1%. Entretanto, dentre as massas cardíacas, é o tumor benigno mais prevalente (cerca de 50%), sendo a embolização neurológica uma forma grave e possível de sua apresentação.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Apresentamos o caso de paciente do sexo feminino, 57 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica, diagnosticada com acidente vascular cerebral isquêmico há um ano. Durante a investigação, o eletrocardiograma evidenciou ritmo sinusal e o ecocardiograma transtorácico revelou massa móvel em átrio esquerdo - de aspecto gelatinoso, pedunculada, se insinuando para via de entrada do ventrículo esquerdo, sem causar obstrução, com medidas de 2,7 x 1,9cm. Desta forma, foi realizada complementação diagnóstica com ressonância magnética cardíaca, a qual corroborou aspecto compatível com mixoma atrial esquerdo. A partir de tal resultado, foi submetida a ressecção cirúrgica da massa intracardíaca, com anatomopatológico confirmando a hipótese de mixoma atrial. Houve evolução satisfatória, sem intercorrências no período pós operatório, prosseguindo-se alta hospitalar após o diagnóstico.

Discussão

Os tumores cardíacos primários são raros, com incidência aproximada de 0,02%, benignos em mais de 75% dos casos, sendo majoritariamente representados pelos mixomas, macroscopicamente, de característica pedunculada e de aspecto gelatinoso. Ainda que alguns indivíduos apresentem-se assintomáticos, suas manifestações clínicas dependem da localização anatômica. Em 80% dos casos, os mixomas surgem no átrio esquerdo, cursando com sintomas constitucionais, insuficiência cardíaca, regurgitação mitral ou embolização. Na paciente em questão, o fato de a massa insinuar-se para o ventrículo esquerdo facilitou sua disseminação para a circulação sistêmica e, em última instância, para o sistema nervoso central. Dessa forma, o mixoma atrial é uma causa rara, porém potencialmente tratável de acidente vascular cerebral isquêmico, sendo a ressecção cirúrgica o tratamento preferencial, associada a baixo risco de recorrência.

Palavras Chave

Tumor Cardíaco; Mixoma atrial; Acidente Vascular Cerebral

Área

Cardio-oncologia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Anna Luiza de Oliveira Leal, Milena Rego dos Santos, Clarissa Thiers Bento, Marcelo Souza Hadlich, Letícia Macacchero Moreirão, Fabíola Leite Aragão, Tatiana Abelin Saldanha Marinho