41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Terapia de ressincronização cardíaca em paciente portadora de veia cava esquerda persistente

Introdução e/ou Fundamento

O presente trabalho pretende relatar caso clínico de paciente portadora de mal-formação congênita rara, a persistência de veia cava esquerda, submetida a implante de ressincronizador cardíaco com sucesso.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Persistência de veia cava esquerda é uma condição rara, cuja prevalência pode chegar a 0,5%, por vezes incidentalmente diagnosticada durante o implante de dispositivos cardíacos. Relato de caso: Paciente de 75 anos, portadora de miocardiopatia idiopática, classe funcional II, fração de ejeção de 35%, disfunção sinusal e fibrilação atrial persistente. O ECG em ritmo sinusal evidenciava bradicardia sinusal e BAV de 1º grau e bloqueio completo do ramo esquerdo, inviabilizando o uso de drogas cronotrópicas negativas.  Foi então encaminhada a implante de ressincromizador cardíaco. Durante o procedimento, após acessada a veia axilar esquerda, observou-se trajeto anômalo de fios guias, sugerindo cava esquerda persistente, confirmada por flebografia. Visando a evitar nova incisão contralateral e ciente de que tal variação pode interferir na morfologia da circulação venosa direita, optou-se por canular ramo tributário do seio coronariano e seguir com o implante à esquerda. Os eletrodos foram assim posicionados respectivamente: 1. Ventricular direito – via de saída ventricular; 2. ventricular esquerdo - ramo lateral do seio coronariano; 3. atrial foi posicionado na região lateral do átrio direito. O tempo de procedimento foi de 1 hora e 50 minutos.

Discussão

A persistência da veia cava esquerda constitui variação anatômica rara, assintomática, eventualmente associada a um maior tempo de procedimento e incidência de complicações. Entretanto, o conhecimento prévio desta condição e a utilização dos recursos adequados aumentam a chance de sucesso no implante de ressincronizador cardíaco.

Palavras Chave

cava esquerda persistente; estimulação cardíaca artifical

Área

Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia

Categoria

Pesquisador

Instituições

Hospital Pró-Cardíaco - Rio de Janeiro - Brasil, HSCor - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rodrigo Elias da Costa, Ana Ines Bronchtein, Sergio Bronchtein