41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

REPOSICIONAMENTO DE FÁRMACOS IN SÍLICO PARA O TRATAMENTO DAS COMPLICAÇÕES CARDIORRENAIS E RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM COVID-19.

Introdução e/ou Fundamento

Embora cerca de 25% das crianças e dos adolescentes infectados pelo novo coronavírus sejam sintomáticos, a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) é uma condição preocupante, estando associada a 1% mortalidade. A resposta imune tardia afeta os sistemas cardiorrenal e respiratório devido à inflamação maciça. Diante de manifestações sérias, mas infrequentes em pacientes pediátricos, o reposicionamento de fármacos consiste em uma estratégia mais tangível para o desenvolvimento de um tratamento específico para SIM-P se comparada ao desenvolvimento de medicamentos a partir de moléculas inovadoras. Oportunidades promissoras de reaproveitamento de fármacos têm sido identificadas através da medicina de rede, que aplica conceitos de biologia dos sistemas e ferramentas da teoria de rede.

Objetivo

O estudo visa identificar fármacos reposicionáveis para o tratamento das complicações cardiorrenais e respiratórias da SIM-P através da medicina de rede.

Materiais e Métodos

O presente estudo in sílico foi dividido em 3 fases: Fase I - Coleta de dados ômicos das complicações de interesse em crianças e adolescentes através de mineração da literatura; Fase II - Identificação de genes/proteínas comuns destas complicações, construindo as redes biológicas para mapeamento de alvos; Fase III - Seleção de fármacos capazes de modular alvos comuns dessas complicações de modo a mitigá-las.

Resultados

Excluindo os artigos em multiplicidade, 4270 documentos de interesse publicados até junho de 2022 foram identificados. O programa Excel foi utilizado para a realização de uma amostragem aleatória simples visando selecionar 20% desses documentos (854) que foram inseridos na ferramenta de mineração de texto OnTheFly2.0. Desse modo foi possível gerar 116 listas mediante o reconhecimento das entidades biológicas nomeadas nos artigos minerados. Através dos respectivos códigos Ensemble, dados sobre as entidades biológicas foram buscados na plataforma Uniprot, inclusive sua identificação única, A mesclagem das listas encontra-se em andamento mantendo-se apenas as entidades biológicas passíveis de rastreamento no Uniprot.

Conclusões

Mediante a finalização da mesclagem das listas, filtraremos as entidades biológicas mais citadas nos artigos e expressas nos sítios de interesse, dando seguimento à construção e à análise topológica da rede biológica visando um reposicionamento de fármacos com propósito, estratégia e confiança para o tratamento da SIM-P.

Palavras Chave

REPOSICIONAMENTO DE FÁRMACOS; adolescentes; Covid-19.

Área

Outros

Instituições

Universidade de Copenhague - - Denmark, Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Ivis Levy Fernandes Martins, Karyne Pollo de Souza, Lars Juhl Jensen, Gabrielle Pinter Rodrigues, Maria Letícia Santos de Mendonça, Ohana Barros Diniz, Christianne Bretas Vieira Scaramello