41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Eficácia das práticas integrativas e complementares no controle pressórico e redução do risco cardiovascular

Introdução e/ou Fundamento

 As PICs dialogam com a integralidade, um dos alicerces conceituais que sustenta os objetivos principais do SUS. Nesse sentido, o mindfulness, a auriculoterapia e a imposição de mãos,como práticas adjuvantes, acolhem e tratam outras dimensões que envolvem os processos de saúde e adoecimento de cada indivíduo, contemplando as esferas psicossociais. O Mindfulness é a consciência que emerge através de prestar atenção, com propósito, e sem julgamento, do que ocorre no presente, de momento a momento. É uma prática de fácil implementação que já mostrou ter papel na redução dos níveis pressóricos e melhora do perfil glicídico além do controle de ansiedade, depressão, estresse e da dor crônica. A auriculoterapia é de aplicabilidade rápida e de baixo custo, utilizando o pavilhão auricular como um “microssistema” que representa o organismo como um todo, sendo inserida a semente de mostarda em pontos específicos da orelha. Por sua vez, a imposição de mãos implica em um esforço meditativo para a transferência de energia vital por meio das mãos para restabelecer o equilíbrio do campo energético humano auxiliando o processo saúde-doença. 

Objetivo

Analisar a eficácia das PICS  no controle pressórico de pacientes com diferentes espectros de HAS e na redução do risco cardiovascular.

Materiais e Métodos

Estudo transversal observacional que incluiu pré-hipertensos, hipertensos e hipertensos resistentes de 20 a 65 anos no centro de pesquisa do ProHArt no município do Rio de Janeiro. Serão utilizados o registro de dados sociodemográficos, medidas antropométricas, fatores de risco cardiovascular tradicionais, pressão arterial de consultório e residencial (MRPA); aplicados questionários de qualidade de vida (WHOQoL),rastreio de depressão (PHQ9) e de ansiedade (GAD-7). Os participantes serão submetidos às 3 PICs sendo:4 sessões de Mindfulness por mês; auriculoterapia a cada 15 dias;e imposição de mãos semanais durante 10 minutos. O estudo terá duração de 6 meses e ao final todos os participantes serão reavaliados quanto às medidas antropométricas, pressão arterial de consultório, MRPA e os 3 questionários iniciais serão reaplicados.

Resultados

Com o presente estudo, espera-se identificar e compreender de que forma as PICS podem auxiliar no cuidado às pessoas com HA, objetivando o equilíbrio integral, com efeitos na ansiedade, estresse, sono, repouso, e implicação na diminuição da pressão arterial

Conclusões

Estudo ainda em curso.

Palavras Chave

Práticas integrativas; Hipertensão Arterial

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BIANCA BOTELHO VIEGAS, Fernanda Oliveira de Carvalho Carlos, Guilherme Campeche Santos, Gabriele Pereira Fontes, Elizabeth Silaid Muxfeldt