41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

DISFUNÇÃO DE PRÓTESE MITRAL ASSOCIADO A RUPTURA DE FOLHETO: RELATO DE CASO

Introdução e/ou Fundamento

O rompimento do folheto mitral é uma condição na qual ocorre uma lesão ou ruptura no folheto da valva mitral, anexada no ventrículo esquerdo. Essa ruptura pode resultar em várias complicações graves.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente, sexo feminino, 52 anos, foi encaminhada por seu cardiologista ao Posto de Urgência devido a quadro de dispneia intensa iniciada há 1 dia. Na emergência, evoluiu com insuficiência respiratória aguda, necessitando de intubação orotraqueal e ventilação mecânica, ausculta pulmonar com estertores bolhosos difusos, sugestiva de edema agudo de pulmão. Portadora de cardiopatia grave, valvuloplastia tricúspide e troca de valva mitral biológica. Em uso de Atenolol e Furosemida, com relato de lesão do diafragma durante uma das cirurgias cardiovasculares. Solicitada vaga em unidade de terapia intensiva, admitida na UTI com quadro de edema agudo de pulmão, intubada, sedada, em uso de noradrenalina em doses moderadas, função renal prejudicada com diurese reduzida, leucocitose em uso de antibiótico, associado dobutamina e vasopressina para estabilização hemodinâmica. Realizado ecocardiograma que evidenciou ruptura do folheto da prótese mitral, ocasionando o choque cardiogênico. Evoluiu com pneumonia associada a ventilação mecânica e atelectasia importante, utilizando diversos antibióticos de amplo espectro e antifúngico, como Meropenem, Amicacina, Tazocin, Linezolida, Rocefin, Sulfametoxazol+Trimetoprima, Polimixina B, Vancomicina e Anidulafungina. Apresentou insuficiência renal aguda, necessitando de hemodiálise. Após 3 meses de internação, paciente evoluiu com piora da clínica, hemodinâmica, falência de múltiplos órgãos e óbito.

Discussão

A ruptura do folheto mitral é uma condição grave, pouco frequente e potencialmente fatal que requer intervenção médica imediata – diagnóstico e tratamento. Este caso é relevante devido a associação de patologias secundárias (edema agudo de pulmão e choque cardiogênico) que no primeiro momento não evidenciaram o fator principal do problema (ruptura da valva mitral), porém, com investigação das doenças de base, foi possível realizar o diagnóstico. O tratamento geralmente envolve cirurgia cardíaca para reparar ou substituir a valva danificada e pode exigir terapia de suporte para estabilizar o paciente, entretanto, devido a gravidade do caso desta paciente, não foi possível a abordagem cirúrgica. Nota-se a importância deste caso para o aprendizado médico, pois a literatura deste tema é escassa e pouco difundida.

Palavras Chave

Choque cardiogênico; Ruptura do folheto mitral; Disfunção mitral.

Área

Valvopatias

Categoria

Pesquisador

Instituições

Hospital São Vicente de Paulo - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Klara Viceconte Tardin Pimentel, Joana Viceconte Tardin Pimentel, Lucas Ramos Crizostomo, Jéssica Rodrigues Oliveira, Milena Borges de Abreu Egidio, Paulo Vitor Alexandrino Da Silva, Ygor Vilela Cangussú, Otáwio Diana De Freitas