Dados do Trabalho
Título
Amiloidose cardíaca, o desafio diagnóstico: um relato de caso
Introdução e/ou Fundamento
O termo “Amiloidose” é utilizado para caracterizar o distúrbio de enovelamento de proteínas que ocorre por deposição extracelular de fibrilas proteicas poliméricas insolúveis em tecidos e órgãos (Harrison, 2020). Na amiloidose, os principais órgãos afetados são: rins, fígado, baço e coração. No coração, o material amilóide deposita-se no endocárdio, miocárdio e epicárdio, podendo comprometer os ramos coronarianos e o sistema de condução (BOGLIOLO, 2019).
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Paciente masculino, branco, 89 anos, casado e natural do Rio de Janeiro (RJ). Admitido em um hospital de referência em cardiologia no Rio de Janeiro em 2006, com provável diagnóstico de arritmias e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Relato de história familiar de Doença Arterial Coronariana (DAC) e dislipidemia. Em 2007, em consulta ambulatorial, refere precordialgia atípica. Em uso regular de anti-hipertensivos, anti-agregante plaquetário e estatina. Apresentando bom estado geral, hipertenso, normocárdico, ausculta cardíaca sem alterações, porém, ao ECG, apresentou alterações inespecíficas da repolarização ventricular, o que piorou o quadro arrítmico. Realizados exames cardiológicos e definido o acompanhamento na atenção primária. Em 2013, paciente retorna ao ambulatório com queixa de cansaço, mal-estar e dor epigástrica. Em 2016, foi realizada angioplastia percutânea com colocação de stents e colocação de marcapasso. Em 2022, o paciente foi admitido na UC para realização de cardioversão elétrica com diagnóstico de miocardiopatia dilatada e ICC descompensada, apresentando edema em membros inferiores, ascite, derrame pleural, com cansaço aos médios esforços. ECO sugestivo de amiloidose cardíaca. Desse modo, o paciente apresentou astenia e dispnéia a médios esforços associados a claudicação intermitente e edemas em membros inferiores.
Discussão
Em 2023, o diagnóstico de Amiloidose já havia sido confirmado e mostrava-se com boa adesão ao tratamento, relatando que comparecia à unidade com regularidade para manutenção do marcapasso. O quadro de astenia e dispneia associados a médios esforços ainda fazem parte de sua queixa principal. Desse modo, destaca-se a importância do acesso a informação sobre a amiloidose cardíaca e seus critérios diagnósticos, a fim de evitar diagnósticos excessivamente tardios.
Palavras Chave
Palavras-chave: Amiloidose Cardíaca; DAC; Arritmia; ICC.
Área
Outros
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
UNIGRANRIO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Luciene Miguel Lima , Camila Muniz Silva Filho, Isabela Lucchini Torres Gonçalves, Ana Letícia Reis Guilhome, Julia Domingues Breckenfeld Ricarte, Adriele da Penha Ribeiro, Luane da Silva Ribeiro