41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

O papel da impressão 3D na compreensão das miocardiopatias genéticas no SUS

Introdução e/ou Fundamento

As miocardiopatias representam a principal causa de insuficiência cardíaca e morte súbita globalmente. A abordagem terapêutica assume que pacientes com sintomas semelhantes têm o mesmo mecanismo de doença e, portanto, recebem tratamento semelhante. Na era da medicina personalizada, a compreensão das bases genéticas visa proporcionar o desenvolvimento de novas terapias direcionadas. Ademais, a impressão tridimensional emerge como uma tecnologia promissora para aumentar a compreensão e melhorar o ensino sobre miocardiopatias.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Mulher, 37 anos, com palpitações desde a adolescência, inicialmente diagnosticada com extrassístoles ventriculares benignas. Nega sinais e sintomas de insuficiência cardíaca. Relata persistência das palpitações apesar do uso de várias medicações. História familiar revela morte súbita do pai aos 34 anos e da avó antes dos 50 anos. Ecocardiograma com Doppler mostrou hipocinesia difusa com disfunção sistólica moderada (Fração de Ejeção: 39%), Holter de 24 horas com frequentes extrassístoles ventriculares e episódios taquicárdicos não sustentados, teste ergométrico com episódio de taquicardia ventricular não sustentada, ressonância magnética (RM) revelando fibrose de padrão não isquêmico, e Pet-CT afastando a hipótese de sarcoidose ou miocardite. Diante da suspeita de MCAVE, realizou sequenciamento genético, que detectou uma variante provavelmente patogênica no FLNC.

Discussão

A patologia da paciente será elucidada de forma didática pela confecção de um modelo anatômico 3D do coração com MCAVE e um modelo 3D da Filamina C, que no momento, aguardam a fabricação. Genes desmossomais também estão sendo estudados, portanto, um modelo de desmossomo 3D  foi impresso (figura 1). A criação desse molde passou pela etapa de segmentação e processamento das imagens com o auxílio de um software especializado. Para visualização do padrão de fibrose, informações detalhadas da anatomia intracardíaca foram fornecidas através da RM.  As miocardiopatias representam um desafio contemporâneo que requer abordagens terapêuticas avançadas. A aplicação de tecnologias inovadoras, como a impressão 3D, é fundamental para desenvolver tratamentos personalizados e promover a educação em saúde. O caso apresentado ressalta a importância da integração de abordagens clínicas e tecnológicas, alinhadas aos princípios da medicina de precisão, para melhorar o tratamento das miocardiopatias. Figura 1: Modelo didático 3D de desmossomo digital, à esquerda, e físico, à direita.

Palavras Chave

Miocardiopatia arritmogênica; Impressão 3D; Medicina de Precisão

Área

Insuficiência Cardíaca / Cardiomiopatias

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

SARA AIMEE MIRANDA, Claudio Tinoco Mesquita, Evandro Tinoco Mesquita, Tárik Lucas Flores Mendes, Daniel Mac-Dowell Lopes Alves, Luciana Morbach Miranda, Celine Lacerda De Abreu Soares, Karinne Costa Lopes