Dados do Trabalho
Título
Situação atual da pesquisa latino-americana sobre doenças pericárdicas: uma análise bibliométrica de artigos da Biblioteca Virtual em Saúde
Introdução e/ou Fundamento
A prevalência de doenças infecciosas e de neoplasias em estágio avançado na América Latina contrasta com a realidade de nações desenvolvidas, onde a maioria das pesquisas sobre pericardiopatias é realizada. Uma análise prévia do tema evidenciou a escassez de produção científica sobre o tema na América Latina. Assim, o presente estudo visa contribuir para o preenchimento dessa lacuna e melhorar o entendimento sobre o assunto na região.
Objetivo
Realizar análise bibliométrica dos artigos publicados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre doenças pericárdicas na América Latina.
Materiais e Métodos
A BVS foi pesquisada em fevereiro de 2024 para identificar o padrão de publicação sobre doenças pericárdicas na América Latina dos últimos 20 anos. Foram incluídos artigos que abordavam o pericárdio. Foram excluídos os artigos cuja instituição ou país de filiação não fossem da América Latina e os artigos que não abordaram doenças pericardiopatias.
Resultados
99 publicações de 164 encontradas na base de dados da BVS atingiram os critérios estabelecidos, sendo 49 deles de 2004-2013 e 50 de 2014-2023. Quanto ao tipo de publicação, houve predomínio de relato de caso (N=59), seguido por artigo original (estudos observacionais e ensaios clínicos) (N=22), revisão de literatura (N=11), resumo de congresso (N=4), série de caso (N=2) e relato de experiência (N=1). A maioria dos estudos foi conduzido por Brasil (N=59), Colômbia (N=17) e Cuba (N=6), havendo, também a presença de Argentina (N=5), Equador (N=3), Chile (N=2), México (N=2), Venezuela (N=2), Costa Rica (N=1), Uruguai (N=1) e Peru (N=1). Observa-se uma queda no número de publicações entre 2014 e 2023 em países como Brasil, México, Uruguai e Peru, enquanto os demais países da América Latina apresentaram aumento. O Brasil permaneceu como líder em quantidade de publicações durante todo o período analisado, com destaque para os autores Márcio Tonini (14 citações) e Robinson Poffo (12 citações). Obteve-se um total de 47, sendo 44 de trabalhos brasileiros, 1 argentino e 2 colombianos, todos nos últimos 10 anos. Em uma análise por sexo dos primeiros autores, visualiza-se a presença de 28 mulheres e 70 homens.
Conclusões
Há discrepância expressiva entre autores homens e mulheres, com elas publicando menos sobre o tema; predomínio de relato de caso, evidenciando a carência de estudos originais e revisões sobre o tema; e necessidade de melhor colaboração científica entre os países da América Latina.
Palavras Chave
pericárdio; tamponamento cardíaco; bibliometria; América Latina.
Área
Cardiologia Clínica
Categoria
Pesquisador
Instituições
Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Gabriel de Moraes Mangas, Jose Gregório Valero Rodriguez, Paolla Marinho Contildes, Isabela Silva Erthal Vieira, Wender Emiliano Soares, Adolpho Xavier de Carvalho Filho, Evandro Tinoco Mesquita