41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Década de Mudanças: Internações e Economia na Gestão da Hipertensão Essencial no RJ (2014-2023)

Introdução e/ou Fundamento

A Hipertensão Essencial é uma condição clínica multifatorial, que representa o principal fator de risco para o surgimento de comorbidades como o acidente vascular encefálico e o infarto agudo do miocárdio, além de estar associada à presença de outras condições crônicas de saúde. No estado do Rio de Janeiro (RJ), existe uma escassez de pesquisas que abordem a profundidade deste problema e que caracterizem o perfil epidemiológico dos pacientes afetados por essa condição.

Objetivo

Analisar a frequência, características demográficas e repercussões econômicas das internações por hipertensão essencial, com especial atenção à população idosa, de 2014 a 2023.

Materiais e Métodos

Estudo descritivo, observacional de dados secundários fornecidos pelo DATASUS. Contemplando o CID-10 I10, estratificadas por idade acima de 60 anos. Foram calculadas taxas de mortalidade, analisado o número de internações e os custos anuais do SUS no RJ.

Resultados

Registraram-se 15.229 internações no período, distribuídas etariamente da seguinte forma: 60-69 anos (44%), 70-79 anos (33%) e 80 anos ou mais (23%). Observou-se uma redução na taxa de mortalidade de 4,5 para 3,7, indicando diminuição do risco de morte por Hipertensão Essencial durante a internação. Embora os custos de internação tenham aumentado nominalmente, de R$899.860,06 no ano de 2014 para R$1.080.353,66 em 2023, um ajuste da inflação pelo calculojuridico.com.br, revelou efetivamente uma redução de custos. A diminuição nas taxas de mortalidade e internações pode ser atribuída ao avanço em tratamentos, capacitação profissional e acesso à atenção primária.

Conclusões

A diminuição da mortalidade e o ajuste dos custos, mesmo com aumento nominal, indicam progresso na eficiência do tratamento e na gestão de saúde. Isso sublinha a importância de estratégias preventivas contínuas e robustas políticas de saúde pública para gerenciar a hipertensão essencial.

Palavras Chave

Hipertensão Essencial; custos de internação; população idosa; avanço em tratamentos; diminuição da mortalidade

Área

Hipertensão Arterial, MAPA e MPAR

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

WENDER EMILIANO SOARES, Jenaine Rosa Godinho Emiliano, Jocemir Ronaldo Lugon, Maria Lúcia Souza Mendonça, Hugo Matheus Silvestre Vianna , Shara Loch Fornasa, Gabriel Canhoto Lima, Brener Raad Pereira