41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

ENDOCARDITE APÓS PROCEDIMENTO ORTODÔNTICO INVASIVO: relato de caso.

Introdução e/ou Fundamento

A endocardite é uma infecção bacteriana ou fúngica que afeta o endocárdio, camada mais interna do coração, incluindo as valvas cardíacas.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente, sexo masculino, 63 anos, procura o posto de urgência com quadro de prostração, inapetência, febre, queda do estado geral iniciados há 1 semana, associado a lombalgia que impossibilitava deambular. Relata que ao acordar, sentiu fraqueza em membros inferiores, não conseguindo ficar em posição ortostática, sendo levado ao posto de urgência. Além disso, relata febre de 38,5ºC há 4 dias. Paciente tabagista, transplantado renal, hipertenso em uso de Micofenolato, Sirolimo, Atenolol, Losartana e Somalgin. Ao exame físico, paciente se encontrava normotenso, hipocorado, ritmo cardíaco regular sem sopros. Exames laboratoriais com plaquetopenia de 44.000mm3, sugestivo de infecção viral. Solicitado vaga em unidade de terapia intensiva (UTI) para melhor avaliação do quadro e rastreio de foco infeccioso, sendo evidenciado infecção do trato urinário. É admitido com estabilidade hemodinâmica, acordado, sendo prescrito antibioticoterapia empírica de amplo espectro com Meropenem e Fluconazol. Já internado na UTI e sem melhora do quadro com as medicações prescritas, paciente relata que há 15 dias realizou extração dentária, assim solicitado ecocardiograma que evidenciou vegetação (filamento móvel aderido à valva), fechando o diagnóstico de endocardite. Realizado o ajuste da antibioticoterapia, suspendendo Fluconazol e associado Linezolida, Sulfametoxazol + Trimetoprima e Anidulafungina. Após tratamento adequado, paciente evolui com melhora clínica, com alta hospitalar.

Discussão

A endocardite continua sendo uma condição clinicamente importante com implicações significativas para a saúde pública, devido a sua peculiaridade. O paciente foi admitido com quadro sugestivo de infecção viral, devido a clínica e resultados laboratoriais, associado a lombalgia e investigado pelo histórico de transplante renal prévio, evidenciando infecção do trato urinário. Pela sintomatologia e a falta de relatos, foi dificultado o fechamento do diagnóstico principal, devido aos diversos diagnósticos diferenciais. Pela sua comorbidade do transplante renal, o paciente utilizava imunossupressor, sendo um facilitador para o quadro de endocardite associada a extração dentária. Deste modo, torna-se um tema relevante e desafiador, necessitando do trabalho conjunto dos profissionais médicos pautando condutas baseadas em evidências, garantindo a segurança do paciente.

Palavras Chave

infecção; endocárdio; extração dentária.

Área

Outros

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Hospital São Vicente de Paulo - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Joana Viceconte Tardin Pimentel, Lucas Ramos Crizostomo, Klara Viceconte Tardin Pimentel, Laryssa Coutinho Andrade Farolfi Ribeiro, Stephanny Kelly Silva De Melo, Humberto Reis Silva, Ygor Vilela Cangussu, Otáwio Diana De Freitas