Dados do Trabalho
Título
Relato de caso: Válvula Mitral com duplo orifício em adulto sem repercussão funcional.
Introdução e/ou Fundamento
Introdução: Este estudo descreve um caso específico de um paciente que apresentou o diagnóstico de duplo orifício mitral, sem repercussão funcional. O duplo orifício mitral é uma rara malformação congênita da valvula mitral, apresentando um ânulo fibroso único com dois orifícios. Diagnosticado na infância como um achado incidental na avaliação de outras alterações cardíacas mais complexas, sendo raro entre adultos.
Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)
Relato de Caso: Paciente do sexo masculino de 31 anos, hipertenso, assintomático, compareceu ao laboratório de ecografia para avaliação rotineira. Passado de cirurgia para correção de Coarctação de Aorta aos 4 anos de idade, apresentando-se assintomático desde então. Na ecografia foi constatado um duplo orifício mitral, sem restrição significativa da abertura global. A válvula mitral encontrava-se funcionalmente preservada, sem evidência de regurgitação ou estenose; com aspecto “duplicado”, com dois orifícios efetivos, cada orifício valvar sendo constituído por dois folhetos e relacionados a músculos papilarares diferentes. A função sistólica do VE preservada (global e segmentar) e também sem indícios de disfunção diastólica do VE. Os átrios e ventrículos tiveram dimensões dentro da normalidade. Nos ventrículos, o diâmetro da cavidade, a espessura miocárdica, e a contratilidade estavam preservadas. Também não foram visualizados shunts intracardíacos.
Discussão
Conclusão: A válvula mitral com duplo orifício é uma rara malformação congênita. A patogênese é desconhecida, provavelmente associada a um defeito no coxim endocárdico. Relacionada a outras malformações congênitas cardíacas, tais como tetralogia de Fallot, coarctação aórtica e defeitos nos septos atrioventriculares. A forma isolada é incomum, sendo frequente achados de estenose ou regurgitação valvar mitral. O melhor método para o diagnóstico é a ecocardiografia com dados anatômicos e funcionais. Nesse caso, o paciente apresentou a válvula mitral com duplo orifício sem repercussões clinicas, o que tornou a descrição excepcional. O prognóstico dos pacientes com duplo orifício mitral é incerto. O tratamento depende da sintomatologia e da gravidade da malformação, sendo possível manejo clínico de sintomas ou procedimentos cirúrgicos.
Palavras Chave
valva mitral; Ecocardiografia; duplo orificio mitral
Área
Valvopatias
Categoria
Médico Residente / Especializando
Instituições
HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
JOSIANE RODRIGUES NUNES, IAN TINOCO NOVAES BEDIM, JOSÉ LUIZ FERNANDES MOLINA FILHO, LARA BONANI DE ALMEIDA BRITO MOLINA, BRENDHA FERRARI BREMENKAMP, IGOR TINOCO NOVAES BEDIM, ROBERTO BATISTA MARQUES JÚNIOR, PEDRO IVO FONSECA DE PAULA