41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

O USO DE TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES SUBMETIDOS À TROCA VALVAR PERCUTÂNEA

Introdução e/ou Fundamento

Em pacientes com doenças valvares cardíacas que possuem risco cirúrgico elevado, o Implante Valvular Aórtico Percutâneo (TAVI) vêm destacando-se como uma alternativa promissora frente aos casos de estenose aórtica, uma valvopatia com altos índices de morbimortalidade e que, ao progredir, desencadeia os sintomas de síncope, angina e dispneia. O TAVI é descrito como uma técnica inovadora que surgiu com o avanço da tecnologia e com o objetivo de substituir a trocar valvar de peito aberto.

Objetivo

se discorrer sobre os benefícios do Implante Valvular Aórtico Percutâneo como tecnologia para a qualidade de vida do paciente.

Materiais e Métodos

Trata-se de um relato de caso, descrito mediante acompanhamento de um caso clínico em um hospital privado do Estado do Rio de Janeiro, durante o período de fevereiro de 2024. 

Resultados

Paciente, 75 anos, hipertenso com doença renal crônica, fazendo hemodiálise 3 vezes por semana e com estenose aórtica grave sintomática apresentando dispneia e precordialgia. EUROSCORE DE 39,31. O caso evoluiu com a piora dos sintomas, necessitando de internação hospitalar. Foi realizado o TAVI, através da via de acesso femoral e com duração de 120 minutos. Após implante, foi encaminhado a unidade coronariana. O paciente apresentava-se lúcido, orientado, respirando em ar ambiente e comunicativo. Recebeu alta hospitalar após 5 dias do procedimento.

Conclusões

Contudo, a técnica TAVI é uma tecnologia que desencadeou em benefícios para os serviços de saúde, por reduzir o tempo de internação pós-operatória e para o paciente, por influenciar positivamente na melhora clínica, na recuperação e consequentemente na qualidade de vida. Sua importância reside não apenas na sobrevida, mas também na capacidade de restaurar a independência dos pacientes.

Palavras Chave

Tecnologia; qualidade de vida troca valvar percutânea

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Uniredentor - Polo Ictus Cordis - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

EVA NATALINA FERREIRA COSTA, Elenai Santana Santana Nogueira , Hailto dos Santos Silva