41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Evolução IAMCSST e a importância da reabilitação cardíaca- Relato de Caso

Introdução e/ou Fundamento

 O IAMCSST é uma condição clínica que exige intervenção imediata e com agilidade para garantir uma boa evolução clínica do paciente assim como perda mínima de músculo cardíaco.As medidas instituídas à época da alta hospitalar também são fundamentais no sucesso do tratamento, garantido melhora da capacidade funcional e retorna às atividades prévias o mais breve possível.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

SSC, 68 anos, portadora de talassemia minor, miopericardite prévia, admitida com quadro de dor torácica típica e ECG com supradesnivelamento segmento ST em parede anterior. Encaminhada para a hemodinâmica com tempo porta-balão em torno de 70 minutos: lesão subtotal de ADA extensa aos terços médio e distal- recanalização mecânica do vaso com 1 stent farmacológico sem intercorrências, fluxo TIMI 3. Pico de troponina ultrasensível de 11840. Ecocardiograma com disfunção grave de VE (FE=34% - Simpson) e acinesia dos segmentos basais, acinesia de segmentos médios anterior e lateral. Dupla antiagregração plaquetária com AAS e ticagrelor. Apresentou quadro de congestão pulmonar com melhora após diureticoterapia (espironolactona e furosemida). Após compensação clínica ,iniciado sacubitril-valasartana e bisoprolol com bom ajuste de duplo produto. Realizada RNM cardíaca pois mantinha ECG com supra em parede anterior sugerindo aneurisma apical. RNM cardíaca: disfunção sistólica  global do VE de grau leve Presença de infarto na porção médio-apical das paredes anterior e ântero-septal do VE/ O infarto é transmural apenas no segmento apical do VE/ O infarto é subendocárdico na porção médio-apical das paredes anterior e ântero-septal do VE/ Ausência de viabilidade miocárdica significativa apenas no segmento apical do VE/ ausência de trombos intracavitários. Recebe alta com indicação de início de reabilitação cardíaca. No teste cardiopulmonar inicial : capacidade aeróbica reduzida / Weber C / ineficiência aeróbica com baixa variação do consumo de oxigênio pelo incremento de carga .Após 3 meses ,novo ECOTT com FSVE preservada FE= 54%, sem alteração segmentar, ECG sem alterações de repolarização e melhora da capacidade funcional.

Discussão

A terapia de reperfusão no IAMCSST tem como objetivo o restabelecimento rápido do fluxo sangüíneo ao miocárdio, com objetivo de diminuir o tamanho da área infartada, preservar a função ventricular e diminuir a mortalidade a curto e a longo prazo. Assim como a terapia inicial deve ser objetiva, na alta é fundamental encaminhar esses pacientes para programa de reabilitação cardíaca.

Palavras Chave

Teste de esforço; disfunção ventricular esquerda

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Pesquisador

Instituições

HOSPITAL NORTE D`OR - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

NATHALIA DUARTE CAMISÃO, ANDRÉ PAZOS TEIXEIRA, RENATA MEXIAS ABDALA FELIX, Anna Karla de Souza Amaral Alonso, Gabriel Otávio de Moura Moraes, Miguel Angelo Ribeiro, Natalia Domingues Paes Leme de Souza, Daniele Guedes Allan