41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Uso do dispositivo Zero-Gravity em implante de marcapassos para estimulação do sistema de condução. Compensando exposição com proteção

Introdução e/ou Fundamento

A estimulação do sistema de condução é uma técnica de estimulação cardíaca que tem por objetivo a inscrição de complexo QRS estimulado estreito, potencialmente preservando a função ventricular ou restaurando o sincronismo ventricular em pacientes portadores de cardiopatia dilatada. Esta técnica necessita de mapeamento mais detalhado que um implante convencional, resultando, porém, em um tempo mais prolongado de exposição à radiação ionizante da fluoroscopia, com potencial de risco radiológico cumulativo ao operador. O dispositivo Zero-Gravity é uma ferramenta de proteção radiológica que consiste de uma veste de chumbo com 1,0mm de equivalência de proteção radiológica (2 a 4 vezes mais espessa que uma veste de chumbo normal), mantida elevada por um braço de aço, de forma que o peso da proteção radiológica não seja transmitido ao operador.

Objetivo

Mostrar os dados de segurança e efetividade do uso do dispositivo Zero-Gravity em implantes de marcapassos para estimulação do sistema de condução.

Materiais e Métodos

4 pacientes, idade média de 69±6 anos, submetidos a implante de marcapasso para estimulação do sistema de condução (eletrodo de estimulação do ramo esquerdo e eletrodo atrial) de março a junho/2023, em serviços com disponibilidade do dispositivo Zero-Gravity. Foram coletados dados demográficos, o tempo de fluoroscopia emissão de radiação em MGy, dados eletrocardiográficos pré e pós-implante, e dados do acompanhamento ambulatorial.

Resultados

O tempo médio de fluoroscopia foi de 12,5±2 minutos, com exposição total (Air Kerma) médio de 170 MGy, semelhantes aos obtidos em implantes no sistema de condução, mas com proteçao radiológica superior ao operador. As indicações para implante em dois pacientes era doença do nódulo sinusal (QRS pré implante de 90 ms e pós 102 ms) e nos outros dois pacientes era Bloqueio atrioventricular total com QRS alargado (pré de 142 ms e pós-implante de 110ms). O dispositivo Zero-Gravity permite desconexão temporaria em momentos sem visualização fluoroscópica. O tempo total de procedimento não foi quantificado. No acompanhamento médio de 8 meses, não houve casos de infecção do dispositivo, complicações relacionadas ao procedimento ou mudança no padrão de estimulação do sistema de condução.

Conclusões

O uso do dispositivo Zero-Gravity para implante de dispositivos cardíacos implantáveis, especificamente de marcapassos para estimulação do sistema de condução, é seguro e efetivo, permitindo proteção adicional em procedimentos com mais exposição radiológica.

Palavras Chave

radiação ionizante; marcapasso DDD-R; eletrofisiologia

Área

Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia

Categoria

Pesquisador

Instituições

Hospital Pró-Cardíaco - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Samaritano - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Charles Slater, Eduardo Benchimol Saad, Luiz Antonio Oliveira Inacio Junior, Gustavo Vignoli Santos, Jessica de Araujo da Fonseca Fernandes, Lucas Carvalho Dias, Luiz Eduardo Montenegro Camanho, Ricardo Mourilhe-Rocha