Dados do Trabalho
Título
Impacto da Mortalidade na Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV) em pacientes com COVID-19
Introdução e/ou Fundamento
A COVID-19 é uma doença associada a um maior risco de desenvolvimento de tromboembolismo venoso (TEV), desencadeado pela elevação dos marcadores inflamatórios e distúrbios de coagulação. Pacientes com TEV possuem alta taxa de mortalidade, o que torna imprescindível o estabelecimento de medidas profiláticas nestes pacientes.
Objetivo
Este estudo objetiva avaliar a eficácia de diferentes abordagens na profilaxia de TEV (mecânica, anticoagulação profilática e plena) em pacientes com COVID-19.
Materiais e Métodos
Trata-se de um estudo retrospectivo, onde a população analisada foi a de pacientes maiores de 18 anos, internados entre março/2020 a dezembro/2021, com diagnóstico confirmado de COVID-19 por RT-PCR e que receberam profilaxia mecânica por compressor pneumático (CPI), anticoagulação química profilática (enoxaparina 20mg/dia ou 40mg/dia) ou plena (enoxaparina > 40mg/dia) de TEV durante a hospitalização. Foram excluídos pacientes com documentação de TEV. Foi realizada análise univariada através do teste de qui-quadrado. O desfecho primário deste estudo é a morte hospitalar. P < 0,05 foi considerado significativo.
Resultados
Foram incluídos 1669 pacientes, com média de idade 68,8 anos, sendo 68,3% do sexo masculino. Um total de 244 pacientes evoluíram para óbito (14,61%). Foi observada maior ocorrência de óbitos em pacientes que utilizaram anticoagulação plena (34,4% x 20,8%; p<0,001). Houve associação no uso de profilaxia química (49,5% x 77,5%; p < 0,001) e profilaxia mecânica (1,7% x 16,0%, p < 0,001) com a menor ocorrência de morte hospitalar.
Conclusões
Em pacientes internados em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de COVID-19, o uso de anticoagulação plena sem a documentação de TEV associou-se à maior mortalidade hospitalar.
Palavras Chave
Doenças Cardiovasculares/complicações; Tromboembolismo venoso; terapia intensiva; Pacientes Internados
Área
Cardiologia Clínica
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Luan Cavalcante Vilaça Lima, Letícia Zangirolami Peres, Caroline Mairink Hecht Campos, Adriano Henrique Gomes Menezes, Thiago Moreira Bastos da Silva, Marco Antônio Netto Armando Rangel, Bruno Ferraz de Oliveira Gomes, Glaucia Maria Moraes de Oliveira