Dados do Trabalho
Título
Consumo Máximo de Oxigênio Durante o Exercício como Preditor de Sobrevivência após os 80 Anos
Introdução e/ou Fundamento
Fundamento: A captação máxima de oxigênio (VO2pico) é um marcador de saúde crucial, amplamente estudado em adultos por seu valor prognóstico. No entanto, seu significado em pessoas mais velhas, especialmente octogenários, permanece pouco explorado devido à representação limitada em pesquisas.
Objetivo
Objetivo: Este estudo visa avaliar o poder preditivo do VO2pico para a sobrevivência em indivíduos com 80 anos ou mais.
Materiais e Métodos
Métodos: Incluímos indivíduos com 80 anos ou mais que se submeteram a testes de exercício cardiopulmonar em um único centro. As taxas de mortalidade foram comparadas com base no VO2pico relativo a 80% dos valores previstos (%VO2pico). Empregamos três modelos de regressão de Cox multivariados: Modelo 1 (não ajustado), Modelo 2 (ajustado para idade) e Modelo 3 (ajustado para idade e acidente vascular cerebral).
Resultados
Resultados: Entre 188 participantes (idade média de 83,3 ± 3 anos, 68,9% do sexo masculino), 22 (11,7%) faleceram durante um acompanhamento médio de 494 dias. Os não sobreviventes tendiam a ser mais velhos, com VO2pico e %VO2pico mais baixos. Todos os modelos demonstraram associações entre %VO2pico ≤ 80% e mortalidade: HR=3,19 (IC 95%: 1,30 a 7,86, p=0,011) para M1; HR=3,12 (IC 95%: 1,26 a 7,74, p=0,013) para M2 e HR=2,80 (IC 95%: 1,11 a 7,06, p=0,028) para M3.
Conclusões
Conclusão: No contexto de uma população que está envelhecendo, este estudo destaca a importância duradoura do VO2pico como um preditor de sobrevivência entre as pessoas mais velhas, incluindo os octogenários. Essas descobertas têm implicações profundas para a personalização de estratégias de saúde para lidar com a evolução do cenário demográfico.
Palavras Chave
Octagenário; Capacidade aeróbica; Exercício
Área
Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva
Categoria
Pesquisador
Instituições
Complexo Hospitalar Américas -Vitória and Samaritano Barra - Rio de Janeiro - Brasil, Hasselt University - - Belgium, Health Sciences and Technologies Graduate Program, University of Brasilia (UnB) - Rio de Janeiro - Brasil, Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeira - Rio de Janeiro - Brasil, Laboratório de Performance Humana - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Fabricio Braga, Mauricio Milani, Ana Fachetti, Gabriel Espinosa, Gabriel Moraes, Juliana Goulart Prata Oliveira Milani, Ricardo Mourilhe-Rocha