41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Resultados de 12 anos de um programa de implante de suporte mecânico circulatório intra-corpóreo de um centro privado de Insuficiência Cardíaca

Introdução e/ou Fundamento

Para o implante de suporte mecânico circulatório intra-corporeo (SMCI)em  pacientes com insuficiência cardíaca avançada(ICAv) sem possibilidade de transplante cardíaco é necessário hospital com experiencia em alta complexidade e atuação de equipe multidisciplinar especializada em suporte circulatório. 

Objetivo

Apresentar os resultados de 12 anos de um programa clinico-cirúrgico de ICAv. num hospital privado, no implante de SMCI

Materiais e Métodos

Estudo retrospectivo,observacional, de um coorte de  pacientes , no período de 2012 a 2024, portadores de ICAv e insuficiência cardíaca aguda, que foram submetidos a implante de SMCI com objetivo de ponte para transplante cardíaco ( PTC) ou terapia de destino (TD). Foram avaliadas a mortalidade intra-hospitalar(MHI), sobrevida a longo prazo e êxito no alcance dos objetivos.

Resultados

16 pacientes foram submetidos a implante de SMCI:5 Heartware,9 Heart-Mate 2 , 2 Heart-Mate 3 . Idade média:60,9± 15 anos; 11 sexo masculino e 5 feminino. Apresentavam classificação INTERMACS: 1( 25%);2(25%);3(37,5%);4(12,5%). 8 pacientes tiveram objetivo de TD e 8 TC. 43,7% necessitaram de SMC temporário prévio ao implante. Tempo médio de internação foi de 65± 33 DIAS. Mortalidade intra-hospitalar foi  de 37,5%. Com sobrevida em 1 ano de 90%. Os pacientes encaminhados para com objetivo de ponte para TC obtiveram maior sucesso no alcance do objetivo que os pacientes para TD (87,5% vs e 37,5%; p=0,06).. Os pacientes com disfunção ventricular direita(57% VS 22%; p=0,05), com múltiplas complicações no pós operatório(62,5% VS 12,5% ,p=0,06),apresentaram relação com maior MIH. O tempo médio de permanência com SMCI para os pacientes com TD foi de 3,4±3,9anos  e os com ponte para TC 4,6±3,4 anos, p=0,6, sem apresentarem complicações relativas ao SMCI. O tempo mais prolongado de SMCI é de 9,8 anos em TD, até março de 2024 .

Conclusões

A experiencia no implante de SMCI para pacientes com IC avançada demonstrou trazer resultados benéficos com uma alta taxa de sobrevida intra-hospitalar e de  sobrevida a longo prazo pós alta com baixa taxa de complicações. Nossa experiencia demonstrou ser possível o desenvolvimento de centros de implante de SMCI no Brasil com excelência de resultados em medicina de alta complexidade. 

Palavras Chave

SMC; IC avançada; centro de insuficiencia cardiaca

Área

Cirurgia Cardiovascular

Categoria

Pesquisador

Instituições

hopsital procardiaco - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

marcelo westerlund montera, marcelo Ramalho, Ligia Neres, Arnaldo rabischoffsky, Bruno marques, Alexandre Siciliano colafranceschi