41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Amiloidose Cardíaca: relato de caso em um centro de referência brasileiro.

Introdução e/ou Fundamento

Amiloidose se refere a um conjunto de doenças onde fragmentos de diferentes proteínas depositam-se de forma patogênica no espaço extracelular dos mais variados órgãos e tecidos. Acometimento cardíaco pode levar ao desenvolvimento de um modelo de IC restritiva. Tipos mais predominantes de amiloidose cardíaca (AC) são cadeias leves de imunoglobulinas (AL) e transtirretina (ATTR). Diagnóstico de AC e a diferenciação entre os tipos são importantes para prognóstico, terapia e aconselhamento genético. A AC-ATTR é uma causa subdiagnosticada de insuficiência cardíaca. Cintilografia cardíaca com pirofosfato apresenta alta sensibilidade e especificidade para diagnóstico da AC-ATTR. Apresentamos um caso cujo método de imagem foi fundamental no diagnóstico e prognóstico do paciente.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente feminina, de 76 anos, portadora de HAS, DM, DLP e FA crônica, com histórico de neoplasia de mama, sendo submetida à cirurgia em 2017 e em uso de hormonioterapia adjuvante. Internação hospitalar por queixa de dispneia aos pequenos esforços e edema das pernas, associada à dormência das mãos e pés.  Ao exame físico, apresentava RCI em 3T com terceira bulha B3 e com sopro sistólico 2+/6+ em foco mitral, além de edema de MMII 2+/4+.  Em uso de amiodarona, losartana, atenolol, edoxaban e furosemida.   ECOTT com disfunção sistólica global leve e hipertrofia concêntrica do VE. RM cardíaca demonstrou realce tardio atípico, sugestivo de amiloidose e aumento do átrio esquerdo. Investigação hematológica para AC-AL  negativa. Cintilografia cardíaca com pirofosfato-99mTc, demonstrou captação anômala e intensa do radiotraçador em ambos os ventrículos, com escore visual grau 3 de Perugini e relação coração/contralateral de 1,9. Achados consistentes com o diagnóstico de AC-ATTR, sendo realizado teste genético subsequente, confirmado AC-ATTR subtipo selvagem.

Discussão

Amiloidose é uma doença infiltrativa sistêmica caracterizada pela deposição extracelular de fibrilas amiloides, cujo envolvimento cardíaco é associado a prognóstico desfavorável. Depósitos no miocárdio e nos vasos sanguíneos ocasionam disfunção diastólica, sistólica, isquemia e arritmias, sendo o retardo do diagnóstico a principal causa da redução da sobrevida destes pacientes. No entanto, grandes conquistas nos métodos de imagem não invasivos, como a cintilografia cardíaca com traçadores ósseos, bem como a possibilidade de tratamento clínico promissor, transformaram a AC-ATTR de uma doença rara e intratável em uma condição que os médicos clínicos devem considerar diariamente.

Palavras Chave

cardíaca;

Área

Imagem Molecular e Medicina Nuclear em Cardiologia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rodrigo Brum Rodrigues, Odara Manfredini Caggiano, Francisco de Assis Romeiro Figueiroa Benício Coelho, Maria Marta Maggiotto Sabrá Terra, Adriana Pereira Glavam, Mauro Augusto dos Santos, Milena Rego dos Santos Espelta de Faria, Adriana Soares Xavier de Brito