41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Embolia pulmonar e paradoxal na vigência de forame oval patente: um relato de caso

Introdução e/ou Fundamento

O acidente vascular cerebral criptogênico (AVCiC) representa 1/3 de todos os eventos isquêmicos. O forame oval patente (FOP) está presente em 40-50% dos pacientes com história de AVCiC. Apesar da alta prevalência, seu o manejo neste contexto ainda é controverso.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Mulher, 44a, obesa, tabagista, em uso de anticoncepcional oral, foi admitida com hemiparesia facio-braquio-crural direita e afasia, 24h após uma viagem de avião e com 16h de evolução. Tomografia de crânio (TCC) com hipodensidade extensa em território de artéria cerebral média (ACM) esquerda e angiotomografia com oclusão na origem do mesmo vaso. Doppler venoso revelou trombose proximal extensa em membro inferior direito, ECG normal, porém ecocardiograma transtorácico (ECOTT) com sobrecarga e disfunção do ventrículo direito, além de possível FOP. Angiotomografia de tórax confirmou embolia pulmonar bilateral (Fig. A). ECOTT com microbolhas demonstrou “shunt” do átrio direito para o esquerdo (Fig. B), corroborado pelo doppler transcraniano, sugerindo embolia paradoxal. Apresentava ainda anticoagulante lúpico positivo e 3 abortos prévios, compatíveis com síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAF). Devido à contraindicação inicial à anticoagulação, realizado implante de filtro de veia cava. Após 2 semanas, foi iniciada anticoagulação, sem complicações. A paciente recebeu alta em uso de varfarina com programação de fechamento do FOP e retirada do filtro de cava.

Discussão

O fechamento do FOP deve ser individualizado. Jovens com tromboembolismo venoso concomitante ao AVC parecem apresentar maior benefício. A possibilidade de embolização paradoxal a partir da circulação venosa profunda constitui a principal justificativa da oclusão, considerando os riscos do procedimento e a gravidade de um novo evento.

Palavras Chave

Acidente Vascular Cerebral; Embolia Paradoxal; Embolia pulmonar; Forame Oval Patente

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital Samaritano - Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil, Instituto do Coração Edson Saad/UFRJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Daniel Antonio Caetano Só, Caroline Henriques de Mattos, Juliano Carvalho Gomes de Almeida, Pedro Paulo Noguèrés Sampaio, Ian Ferreira Pilderwasser, José Ary Boechat Salles, João Mansur Filho, Roberto Muniz Ferreira