41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE MIOCARDITE PÓS-COVID-19: UMA REVISÃO DE ESCOPO

Introdução e/ou Fundamento

A pandemia causada pela doença do coronavírus 2019 (COVID-19) demonstrou seu alto potencial de morbi-mortalidade. Contudo, apesar de ser uma patologia que atinge principalmente o trato respiratório, pode ocorrer complicações cardiovasculares levando a uma rápida deterioração do quadro clínico. Nesse contexto, se torna crescente a busca por respostas para possíveis repercussões clínicas da doença, dentre elas, a miocardite.

Objetivo

Esse estudo se propõe avaliar a prevalência de miocardite pós-COVID-19, visando explorar os principais aspectos fisiopatológicos, métodos diagnósticos e abordagem terapêutica dessa inter-relação, considerando potenciais impactos na saúde cardiovascular dos pacientes infectados pelo vírus SARS-COV-2.

Materiais e Métodos

Nesta revisão, a busca eletrônica foi conduzida nas seguintes bases de dados: Medline, Scielo, Pubmed. Os descritores utilizados (myocarditis, Covid-19, coronavírus, SARS-CoV-2, heart diseases, heart failure) estavam inseridos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Resultados

A lesão miocárdica pelo vírus SARS-Cov-2 parece acontecer por dois mecanismos diferentes: ação direta ou por induzir o aumento de citocinas inflamatórias. Foi evidenciado que comorbidades associadas e a idade avançada dos pacientes se mostraram fatores correlacionados com a miocardite pós-COVID-19. O diagnóstico da miocardite é realizado por meio da suspeita clínica, juntamente com métodos diagnósticos não invasivos, mas a confirmação só é possível com a análise histológica obtida pela biópsia endomiocárdica.O tratamento dessa doença pode envolver terapêutica antiviral e imunossupressora.

Conclusões

Os dados atuais sugerem que a COVID-19 é uma patologia que pode levar a lesão miocárdica com vários espectros clínicos, incluindo a miocardite. Dessa forma, por ser um tema ainda recente e controverso, percebe-se que os dados disponíveis necessitam ser aprofundados por meio de novas pesquisas para avançar na compreensão da miocardite pós-COVID-19, visto que o entendimento dessa relação tem implicações importantes para a gestão clínica e saúde a longo prazo dos pacientes.

Palavras Chave

Miocardite; SARS-CoV-2.

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marcelo Maciel