41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da taxa de óbitos por Insuficiência Cardíaca na Bahia: Uma análise do decênio de 2013 a 2023

Introdução e/ou Fundamento

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica de disfunção ventricular, onde o coração é incapaz de bombear sangue de forma adequada ou somente à elevadas pressões de enchimento, que são provenientes de alterações estruturais ou funcionais do coração por sinais e sintomas típicos resultantes da redução do débito cardíaco e/ou do aumento da pressão. À vista disso, o presente estudo caracteriza o panorama de óbitos pela doença segundo dados epidemiológicos.

Objetivo

Qualificar o quadro epidemiológico da taxa de óbitos no Sistema Único de Saúde por Insuficiência Cardíaca no estado da Bahia, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2023.

Materiais e Métodos

Este é um estudo de teor ecológico, descritivo e retroativo, pautado na plataforma nacional de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS) e em informações do perfil de óbitos no território baiano. Além disso, foram considerados as variáveis cor/etnia, sexo e faixa etária.

Resultados

Na Bahia, ocorreram 17.262 óbitos por IC, com Salvador liderando com 16,2%, seguida por Itabuna (4,0%) Vitória da Conquista (3,1%) Feira de Santana (3,1%) e Juazeiro (3,0%), respectivamente. Os dados englobam ambos os sexos, com 51,9% masculino e 48,1% feminino, indicando pouca disparidade entre os sexos dado à partilha de fatores de risco. Ainda, 90,2% do total foram autodeclarados negros, com média etária entre 60 e 75 anos.

Conclusões

A incidência de óbitos por IC na Bahia expôs a realidade desafiadora para o sistema de saúde local. Face à sua natureza difusa, são altas as taxas de internação e mortalidade. A predominância dos casos em Salvador deve-se, provavelmente, à maior concentração populacional e por dispor de um sistema de notificações mais robusto. Embora a extensão epidemiológica da doença, é crucial considerar a expressiva taxa de subnotificação de dados, visto que essa lacuna não reflete adequadamente a realidade e introduz um enviesamento amostral. Os resultados deste estudo destacam a urgência de estratégias direcionadas para o manejo e prevenção dessas condições e enfatizam a importância de uma abordagem integrada, que inclua não somente a detecção precoce e o tratamento eficiente, mas também a educação pública sobre fatores de risco e medidas preventivas.

Palavras Chave

Disfunção ventricular; Débito cardíaco; Estudos Retrospectivos.

Área

Insuficiência Cardíaca / Cardiomiopatias

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade do Estado da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Wesley De Jesus Batista, Michelle De Santana Araújo, Gilglécia Dos Santos Mendes, João Pedro Gomes Da Conceição Oliva, João Gabriel Batista Simon Viana, Eula Paula Dos Santos, Alexsandro Alves Fagundes