41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Lipoma Ventricular Esquerdo: Relato de Caso

Introdução e/ou Fundamento

Tumores cardíacos primários consistem em patologia rara, sendo encontrados em até 0,03% das autópsias e a maioria benigna. Dentre os benignos, os lipomas apresentam incidência de 8,5%, mais frequentemente no septo interatrial. Quando localizado no septo interventricular, é considerado patologia ainda mais incomum, com prevalência real desconhecida. Lipomas cardíacos são tumores encapsulados, compostos de células de gordura maduras. Ocorrem em todas as idades e com igual freqüência em ambos os sexos. Geralmente variam de 1 a 15 cm de diâmetro. A maioria dos tumores é de configuração séssil ou polipóide e ocorrem no subendocárdio ou subepicárdio.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente sexo feminino, 57 anos, hipertensa e portadora de doença aterosclerótica. Em investigação de dor torácica ao esforço persistente. Realizado ECOTT com FE 67%, VE 46/26; não encontrado alterações inicialmente. Realizada tomografia de tórax com visualização de imagem nodular bem delimitada em parede lateral do VE, ressonância cardíaca, evidenciou imagem nodular ecogênica, intramural, na porção basal da parede antero-lateral do VE, medindo 29×23 mm, sugestivo de Lipoma. Novo ECOTT, janela subcostal, sem sinais de de obstrução de via de entrada ou de saída do VE, devido o local de dificil resseção foi optado por acompanhamento clínico e tratamento intensivo da coronariopatia. No momento paciente encontra-se clinicamente bem, sem sintomas cardiovasculares.

Discussão

Tumores cardíacos geralmente são assintomáticos, no entanto podem evoluir com arritmias, disfunção valvar, insuficiência cardíaca e óbito, ressaltando a importância dos métodos de imagem cardiovascular no diagnóstico diferencial e na orientação da terapêutica adequada. Com modernas técnicas de procedimentos diagnósticos as neoplasias cardíacas têm sido diagnosticadas mais precocemente e passam a ter maior possibilidade de cura. O ECOTT é utilizado para determinar localização, dimensões, formato e mobilidade do tumor, enquanto o ecocardiograma transesofágico é particularmente útil para avaliar o local de inserção e características morfológicas dos tumores atriais e ventriculares. 

Área

Cardio-oncologia

Categoria

Pesquisador

Instituições

bp - São Paulo - Brasil

Autores

Patricia Neves Ximenes, HERBERT GONÇALVES KRETTLI, DEISE REGINA ZVOBOTER, SALOMAO BARUNA ALCOLUMBRE, ARTHUR SOUTELO SOUTO DA SILVA, LEONARDO CARLOS FIGUEIREDO REISER, GABRIEL CHEHAB DE CARVALHO MELO, ROBERTA DE MELO COUTINHO