Dados do Trabalho
Título
Obesidade Infantil e sua relação com a análise da Velocidade de onda de Pulso
Introdução e/ou Fundamento
A obesidade infantil tem se tornado um problema de saúde pública, visto suas repercussões na vida adulta. Dados obtidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que a situação no Brasil já é alarmante. Em 2019, entre as crianças acompanhadas no SUS, 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso. Destas, 7% e 13,2%, respectivamente, apresentavam obesidade. A condição de obesidade impõe uma demanda metabólica aumentada bem como aumento da pré e pós-carga, e alterações vasculares. A VOP é um importante preditor independente de risco de distúrbios cardiovasculares. A Sociedade Europeia de Hipertensão reconheceu essa ferramenta, como um indicador de morbimortalidade cardiovascular, em populações adultas específicas, incluindo idosos, pacientes com doença renal terminal, diabéticos e hipertensos.
Objetivo
O objetivo desta revisão é demonstrar a importância da avaliação da Velocidade de Onda de Pulso (VOP) na infância principalmente em crianças obesas ou com história familiar de doença cardiovascular (DCV).
Materiais e Métodos
Foi realizado a pesquisa no National Library of Medicine (PubMed) e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os descritores “pulse wave velocity”, “blood pressure”, “Obesity” e “pediatric”, com o operador booleano “AND”. A pesquisa retornou 60 estudos. Os critérios de inclusão utilizados em ambos são do tipo artigos completos livres, entre 2013 e 2023 com idioma em inglês e espanhol. Os critérios de exclusão foram artigos não relacionados com o tema. Após a leitura dos artigos e do uso dos critérios mantiveram-se 19 artigos.
Resultados
Após a leitura dos artigos e do uso dos critérios mantiveram-se 19 artigos. Os resultados obtidos a partir da leitura indicam que uma das complicações mais graves da obesidade é o dano vascular associado à inflamação crônica, resistência à insulina e pressão elevada.
Conclusões
A rigidez das paredes vasculares, avaliada pela mensuração da VOP, prediz de forma confiável insultos cardiovasculares em adultos. Em crianças, a maioria dos estudos anteriores
Palavras Chave
Velocidade de Onda de Pulso; Obesidade pediátrica; Rigidez Arterial
Área
Aterosclerose, Dislipidemia e Fatores de Risco Cardiovascular
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
Universidade de Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Lais de Souza Rodrigues, Rayanne Queiroz Ribeiro, Rayanne Queiroz Ribeiro, Ivana Picone Borges de Aragão, Ivana Picone Borges de Aragão, Maria Aparecida de Almeida Souza Rodrigues