Dados do Trabalho
Título
Avaliação da Acurácia Diagnóstica de Insuficiência Cardíaca por Chatbots de Inteligência Artificial
Introdução e/ou Fundamento
A Insuficiência Cardíaca (IC) configura-se como uma grave questão de saúde pública no Brasil, onde o diagnóstico precoce e realizado de forma correta torna-se imprescindível para um bom prognóstico. Nesse ínterim, com o advento da inteligência artificial, popularmente na figura dos Chatbots, novas possibilidades de diagnóstico podem surgir com o auxílio da tecnologia. Entretanto deve-se analisar a qualidade e a eficácia desses mecanismos para o diagnóstico da IC
Objetivo
Avaliar a acurácia diagnóstica da Insuficiência Cardíaca de Chatbots gratuitos na internet de modo comparativo
Materiais e Métodos
Estudo experimental, do tipo observacional transversal realizado em uma instituição universitária. Foi realizado uma revisão na literatura em diretrizes de Insuficiência Cardíaca e elencados 5 sintomas relacionados. Em seguida, 5 perguntas foram feitas em português e inglês no site ChatGTP (https://chat.openai.com/), Gemini (https://gemini.google.com/app) e o aplicativo do Bing sobre a Insuficiência Cardíaca. As respostas foram comparadas quanto à capacidade de indicar a IC como possível causa dos sintomas .
Resultados
Foram realizadas 15 perguntas, sendo 5 em cada uma das três IA's. Houve divergência nas respostas quando realizadas em horários e por pessoas diferentes. Não houve alterações nas respostas relacionadas a mudança do idioma português para o inglês. Dentre as respostas obtidas, 80% do Bing, 40% do Gemini e 40% do ChatGTP incluíram o diagnóstico IC como hipótese diagnóstica pela sintomatología descrita, porém em todas as respostas havia outras possibilidades diagnósticas.
Conclusões
A Inteligência artificial é capaz de processar um grande volume de dados, realizar análises complexas em tempo real e gerar respostas rápidas. Entretanto, apesar do acerto em 80% pelo Bing, esse estudo demonstrou que os Chatbots mais comuns ainda são imprecisos e pouco reprodutíveis como meio diagnóstico alternativo para uso pela população pois gera respostas inconclusivas e não substituem a necessidade de um profissional de saúde na avaliação.
Palavras Chave
Chatbots; Acurácia Diagnóstica; Inteligência Artificial em Saúde; Diagnóstico Precoce
Área
Insuficiência Cardíaca / Cardiomiopatias
Categoria
Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)
Instituições
Universidade Federal Fluminense (UFF) - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Jhonatan Lucas Quirino Santos, Isabela Silva Erthal Vieira, Elaine Medeiros Paiva , Cláudio Tinoco Mesquita, Marcella dos Santos Lopes da Silva