Dados do Trabalho
Título
Tecnologia wearable e sistema cardiovascular: O que esperar do Futuro?
Introdução e/ou Fundamento
No campo emergente da saúde digital, os dispositivos vestíveis representam uma fronteira inovadora na monitorização contínua e não invasiva de parâmetros fisiológicos dos pacientes. Essa revolução tem transformado a monitorização e manejo terapêutico de doenças cardíacas. Conhecer o estado atual destes dispositivos e sua aplicabilidade no contexto da medicina cardiovascular irá fornecer uma análise crítica da literatura atual e sua aplicabilidade com um enfoque particular na sua capacidade de monitorar a atividade física e avaliar a função cardíaca dos pacientes com condições crônicas é primordial para o profisional de saúde da atualidade.
Objetivo
Verificar através de estudos científicos a eficácia destes dispositivos na detecção e monitoramento de condições cardiovasculares. Examinar a integração e a interpretação dos dados gerados por essas tecnologias no fluxo de trabalho clínico, identificar as lacunas na validação clínica e sugerir diretrizes para a sua integração segura e eficaz na prática clínica.
Materiais e Métodos
Revisão sistemática utilizando dispositivos vestíveis em casos clínicos cardiovasculares em populações específicas com protocolos de validação, precisão e confiabilidade dos dados. Análise de grandes volumes de dados no atendimento clínico com uso de tecnologias emergentes de IA em saúde.
Resultados
Destaca a capacidade destes dispositivos em fornecer dados de alta qualidade, comparáveis aos monitores tradicionais. Indicam o potencial de fornecer dados valiosos de atividade física e a saúde cardiovascular dos pacientes. Demonstra que o monitoramento contínuo da atividade física pode ser um indicador útil da resposta ao tratamento em algumas doenças e destaca a necessidade de cautela na interpretação dos dados coletados. A falta de validação rigorosa pode levar a decisões clínicas errôneas, e a onipresença desses dispositivos aumenta o risco de sua adoção prematura em decisões médicas e revela que há uma necessidade de diretrizes mais específicas para a validação deste dispositivos em ambientes clínicos.
Conclusões
Embora estes dispositivos tenham demonstrado um potencial significativo para transformar a prática da cardiologia, é imperativo que a comunidade médica proceda com uma validação rigorosa e uma análise crítica dos dados. A análise sugere que, com a devida validação e integração cuidadosa de dados, os dispositivos vestíveis podem enriquecer o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares e respiratórias, permitindo uma abordagem mais personalizada e proativa na saúde.
Palavras Chave
Inovação em Cardiologia; Inteligência Artificial em Saúde; tecnologia em saúde
Área
Fisioterapia
Instituições
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
DEIVISON CORREA AQUINO, LEONARDO MOREIRA ALVES, THIAGO BEYSSAC PEREIRA