41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Confiabilidade das Respostas de uma Inteligência Artificial Desenvolvida para Médicos em Comparação com as Diretrizes atuais para Hipertensão Arterial

Introdução e/ou Fundamento

Os sistemas de Inteligência Artificial (IA), projetados para auxiliar médicos, têm ganhado destaque. No entanto, a validade e confiabilidade dessas ferramentas em comparação com as diretrizes estabelecidas ainda não foram completamente exploradas. Nesse âmbito, a Doctor Wise foi lançada em junho de 2020 e segundo informações do site, as respostas obtidas são formuladas com base nos artigos científicos mais relevantes encontrados na internet, portanto, é imprescindível avaliar a confiabilidade e qualidade das respostas obtidas com base na bibliografia mais atual.

Objetivo

Avaliar a qualidade e veracidade das respostas adquiridas, à luz da diretriz mais atual para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) divulgada pela European Society of Hypertension (ESH) de 2023.

Materiais e Métodos

Estudo observacional que comparou as respostas obtidas para 8 perguntas feitas a IA com a diretriz mais atual para HAS. As perguntas foram: (1) classificação da pressão arterial de consultório; (2) valores de pressão arterial para iniciar o tratamento com anti hipertensivo; (3) o que é a hipertensão resistente verdadeira; (4) qual método mais fidedigno para aferir a pressão arterial; (5) quando o paciente pode receber o diagnóstico de hipertensão arterial na primeira consulta; (6) metas de pressão arterial de consultório na população hipertensa em geral; (7) o que é o índice tornozelo-braquial e como realizar a medição; (8) quando encaminhar um paciente com hipertensão para um especialista.

Resultados

A prática profissional pautada em diretrizes mais atuais é imprescindível, pois estas levam em consideração os estudos mais recentes para um determinada área e são baseadas em evidências científicas, no entanto, as respostas obtidas não incluíam dados da diretriz de 2023 e tiveram como fontes dados de 2017, 2018 e as diretrizes da American Heart Association (AHA) e da American College of Cardiology (ACC) de 2017. Uma resposta incorreta foi identificada para a pergunta 4, para as demais, foram obtidas respostas corretas com base em diretrizes anteriores, mas nenhuma resposta totalmente correta de acordo com a diretriz da ESH.

Conclusões

Em suma, o uso das IAs por profissionais da área da saúde deve ser feito sob a luz de um raciocínio clínico crítico, visando evitar condutas inadequadas levando em consideração possíveis erros e respostas desatualizadas. 

Palavras Chave

Hipertensão Arterial; Inteligência Artificial em Saúde; Diretrizes

Área

Hipertensão Arterial, MAPA e MPAR

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Centro Universitário de Maceió (UNIMA) - Alagoas - Brasil, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (ITPAC) - Tocantins - Brasil, Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Mariana de Paula Pires, Mateus Felipe Fernandes de Miranda , Letycia Santos Oliveira, Kaline Tenório Bezerra, Maria Eduarda Nascimento Barbosa, Flávio Jean do Rosário