41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica: Desenvolvimento de uma Plataforma de Ensino de Reanimação Cardiopulmonar Gamificada

Introdução e/ou Fundamento

A parada cardiorrespiratória (PCR) pediátrica é uma importante causa de emergência cardiovascular no Brasil. Apesar de grandes avanços, as taxas de mortalidade (TM) da PCR no ambiente hospitalar se mostram três vezes maiores quando comparado ao pré-hospitalar. Para melhorar os desfechos clínicos e a prática da reanimação cardiopulmonar (RCP), é necessária  a construção de estratégias de ensino inovadoras.

Objetivo

Construir uma plataforma de ensino para conhecimento e atuação de profissionais e alunos de graduação da área da saúde, habilitando-os no reconhecimento da PCR, técnicas de execução e atualizações da RCP em Suporte Básico e Avançado de Vida em Pediatria.

Materiais e Métodos

Desenvolvimento de plataforma de treinamento gamificada em RCP pediátrica em suporte básico e avançado de vida para profissionais da área da saúde, a partir de prototipagem. Posteriormente, ocorrerá a validação da  plataforma através de pré-teste e pós-teste, em ambiente virtual, e avaliação em ambiente de simulação prática presencial após conclusão do treinamento virtual. Os dados estatísticos sobre a declaração de óbito (DO) e TM foram obtidos pelo DATASUS através do SIM, pelo IBGE e SINASC.

Resultados

No Brasil, de 1996-2019, a principal causa básica de morte com descrição de PCR na sequência de óbito foi a doença do sistema respiratório, nos menores de 20 anos. Quando observado o local de ocorrência desses óbitos em que a PCR foi descrita na sequência de morte, 83% ocorreram em ambiente intra-hospitalar. Como estratégia para mudar o desfecho desse prognóstico, foi produzida uma plataforma de ensino gamificada, alocada no moodle, apresentando pré-teste e pós-teste com 25 questões em suporte básico e avançado de vida pediátrico, um e-book com o algoritmo em RCP pediátrico e dois módulos de ensino gamificado, divididos entre RCP voltado ao lactente e ao escolar, com pontuação mínima para aprovação.

Conclusões

a implementação de uma plataforma gamificada dedicada à RCP pediátrica representa uma abordagem inovadora e promissora para melhorar os desfechos clínicos e reduzir a mortalidade em crianças com parada cardiorrespiratória. Essa estratégia não apenas fortalece a competência dos profissionais de saúde e do público em geral, mas também demonstra o potencial transformador da tecnologia na medicina.

Palavras Chave

Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica; Parada Cardiorrespiratória; Cardiopediatria

Área

Cardiopediatria e Cardiopatias Congênitas

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Mariara Lopes da Costa Marques, Thayanne Mendes de Andrade, Julia Pereira Cavalcante Marques, Maria Eduarda Miranda de Souza, Thais Rocha Salim, Glaucia Maria Moraes de Oliveira, Carolina Santiago de Medeiros, Geraldo Xexeo