41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Bem-estar espiritual está associado a maior resiliência em pacientes hipertensos?

Introdução e/ou Fundamento

A resiliência é a capacidade de se recuperar e de se adaptar diante de desafios, sendo um fator importante contra o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. Estudos têm demonstrado os benefícios dessa habilidade também para a saúde cardiovascular, incluindo o controle dos níveis pressóricos devido à redução do estresse e a maior adesão ao tratamento. Assim, é válido investigar meios de desenvolver a resiliência, como a espiritualidade, a qual está associada ao desenvolvimento de emoções positivas e estratégias de enfrentamento.

Objetivo

Investigar a relação entre o bem-estar espiritual (BEE) e resiliência em pacientes hipertensos.

Materiais e Métodos

Estudo transversal, com inclusão de pacientes maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de hipertensão arterial. Excluídos aqueles com incapacidade cognitiva que dificulte o entendimento dos questionários. Para analisar os sintomas de ansiedade e depressão foram utilizados os questionários Generalized Anxiety Disorder 7- item scale (GAD-7)  e Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9), respectivamente. O BEE foi analisado pelo FACIT-Sp (Functional Assessment of Chronic ILLness Therapy -Spiritual Well-Being), no qual quanto maior sua pontuação, maior BEE. Para avaliação da resiliência, foi utilizada a escala de resiliência de Connor-Davidson (CD-RISC-10). Quanto maior o score do questionário, maior a resiliência. Com o SPSS 25®, foi aplicado teste de Kolmogorov-Smirnov, correlação de Pearson e regressão linear, considerando nível de significância de 5%.

Resultados

Foram incluídos 151 participantes, com predomínio do sexo feminino 76%, a idade média foi de 58±6,9 anos, variando de 38 a 72 anos. Controlando sexo, idade, escolaridade, sintomas de depressão e ansiedade foi observada correlação significativa entre a pontuação total do FACIT-Sp e o CD-RISC-10 (R=0,432; p<0,001). Em modelo que correlaciona a resiliência com as dimensões do FACIT-Sp (paz, significado e fé), mostra-se associação significativa com todas (r=0,526; r=0,496; r=0,228; respectivamente e em todas p<0,005).

Conclusões

O maior BEE está associado a maior resiliência em indivíduos hipertensos. Estudos futuros poderão avaliar se intervenções em espiritualidade aumentam o sentimento de resiliência e promovem melhor saúde cardiovascular em pacientes hipertensos.

Palavras Chave

resiliência; Hipertensão Arterial

Área

Espiritualidade e Medicina Cardiovascular

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Kelen Carolina Silva Cruz, Pedro Bastos de Medeiros, Isadora de Sá Guimarães, Leticia Silva Flôr dos Santos, Matheus Nakazato Tinoco, Julio Cesar Tolentino