41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO PERCUTÂNEO DE MÁ FORMAÇÃO CONGÊNITA DO DUCTO TORÁCICO EM JOVEM ATLETA COM QUILOPERICÁRDIO: UM RELATO DE CASO.

Introdução e/ou Fundamento

Introdução: Relato de caso de uma jovem atleta de 15 anos diagnosticada com má formação congênita do ducto torácico, resultando em quilopericárdio. Após uma abordagem percutânea bem-sucedida, houve completa resolução da condição. Relato de Caso: H.A.C.P, 15 anos, sexo feminino, bailarina profissional, procurou emergência pediátrica com queixa de dor abdominal difusa sem outros sintomas. Realizada tomografia computadorizada abdominal sendo observada a presença de volumoso derrame pericárdico. A paciente foi submetida a realização de uma janela pleuropericárdica para a drenagem do líquido cujo aspecto era de quilopericárdio, dando saída a 1300 ml. Após o procedimento a paciente permaneceu internada pela persistência do derrame e para a investigação diagnóstica de doenças infecciosas, neoplásicas e autoimunes que foram todos negativos. O ecocardiograma evidenciou coração estruturalmente normal. Ao cessar a drenagem espontânea recebeu alta com orientação de manter repouso. Retornou a emergência dois meses após com queixas de dispnéia e dor torácica devido a esforço físico sendo realizado diagnóstico de recidiva do quilotórax sob a forma de derrame pleural esquerdo. Durante a internação foi realizada linfangiografia sendo diagnosticada malformações no ducto torácico em dois sítios. Após discussão multidisciplinar optou-se pela embolização percutânea do ducto torácico pela equipe de radiologia intervencionista. Realizada a cateterização da cisterna do quilo e a interposição de “coils” na porção superior do ducto torácico seguida pela embolização do mesmo com cola cirúrgica. O procedimento foi realizado sem intercorrências e obteve sucesso apesar da difícil cateterização da cisterna do quilo. Recebeu alta após realizar ecocardiograma com mínimo derrame pericárdico residual sendo recomendada reabilitação cardíaca por 6 meses. 

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Discussão: O desafio desse caso tem início na apresentação de uma dor abdominal inespecífica sem outros sintomas associados não constituindo um quadro sindrômico. A abordagem multidisciplinar e investigações adicionais destacam os desafios diagnósticos enfrentados em casos raros e complexos. A escolha da embolização percutânea surge como opção terapêutica levando-se em consideração os resultados poucos satisfatórios das cirurgias presentes na literatura.

Discussão

Referências Bibliográficas (OPCIONAL)

Palavras Chave

Embolização percutânea do ducto torácico; quilopericárdio; má formação congênita do ducto torácico; jovem atleta

Área

Cardiologia Clínica

Categoria

Pesquisador

Instituições

IDOMED - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ELLEN ELIZABETH MACEDO BARROSO, Marcele Da costa Quesada Mançano, Vicente . Ramos, Rafael Braz Levigard, Renan Cabral Cevarolli, Andressa Leal Gonçalves, Bruno Portavales Casari, David Barroso Amar