41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência Cardíaca por Cardiomiopatia Isquêmica em Paciente com Histórico de Uso de Drogas: um relato de caso

Introdução e/ou Fundamento

A cardiomiopatia isquêmica (CI) é uma condição clínica resultante da redução do fluxo sanguíneo coronariano, levando à disfunção cardíaca progressiva. A associação entre o uso de drogas e as doenças cardiovasculares tem sido cada vez mais reconhecida. Pacientes com histórico de abuso de substâncias psicoativas frequentemente apresentam fatores de risco cardiovascular modificáveis, como tabagismo, hipertensão e dislipidemia, que contribuem para o desenvolvimento precoce de CI. Este relato de caso examina a evolução clínica de um paciente ex-usuário de drogas que desenvolveu CI, culminando em insuficiência cardíaca.  

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Mulher parda, 53 anos, admitida com quadro de dispneia progressiva, edema de membros inferiores, ascite e vazamento de líquido claro em orifício puntiforme na região do abdome. Previamente revela uso crônico de cocaína, com cessação há um ano após um infarto agudo do miocárdio. A paciente também tinha antecedentes de hipertensão não controlada e tabagismo. Ao exame físico apresentava batimentos cardíacos regulares, estertores pulmonares bilaterais difusos e presença de roncos. A ecocardiografia revelou aspecto de cardiomiopatia isquêmica em fase dilatada, com aumento biatrial e de VE; Disfunção ventricular esquerda grave com fração de ejeção estimada em 25% com contratilidade preservada e regurgitante tricúspide importante; VCI dilatada (2,7cm); Presença de líquido ascítico sem derrame pericárdico. Laboratorio com sorologia positiva para Hepatite C. Foi realizada uma paracentese para avaliação do líquido e iniciado tratamento com Furosemida, Espironolactona, Carvedilol e Captopril para compensação clinica.

Discussão

A paciente carrega consigo uma cascata de fatores de risco cardiovascular que, combinados, aumentam significativamente o risco de eventos adversos. O histórico de abuso de cocaína é conhecido por desencadear uma série de eventos fisiopatológicos que predispõem ao infarto agudo do miocárdio. No caso, esse serviu como um ponto de inflexão crucial, no início da gestão da insuficiência subsequente. A cardiomiopatia isquêmica, manifestou-se como disfunção ventricular esquerda grave, com fração de ejeção reduzida e comprometimento hemodinâmico significativo, evidenciando as consequências devastadoras do infarto. A terapia medicamentosa utilizada visou compensar a parte cardiológica e dar início ao tratamento da ascite. Após duas semanas de terapia medicamentosa houve compensação do quadro cardiologico em acompanhamento conjunto com o serviço de gastro.

Palavras Chave

Cardiomiopatia Dilatada; IAM; Insuficiência Cardíaca.

Área

Insuficiência Cardíaca / Cardiomiopatias

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Hospital Municipal Salgado Filho - Rio de Janeiro - Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PEDRO VICTOR GONÇALVES MONTALVAO, VICTOR COELHO MATTOS, MARIANA LIANIRA BENIZ SOUZA