41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Flutter Atrial e Labilidade Tensional: MAPA ou AMPA, qual o melhor método?

Introdução e/ou Fundamento

O flutter atrial é uma arritmia cardíaca caracterizada por uma atividade atrial anormal e rápida, decorrente de um circuito reentrante, que pode se apresentar com sintomas variados, incluindo taquicardia, dispneia e síncope. O diagnóstico é realizado através do eletrocardiograma, mas, por vezes, exige monitoramento contínuo com o Holter de 24 horas, mormente, nos casos de sintomas intermitentes, e com a aferição da pressão arterial (PA), para detectar possíveis variações. Atualmente, os métodos não invasivos de monitoramento da PA mais difundidos são: aferição manual da pressão arterial (AMPA), monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) e a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). O caso revela a importância e o desafio na monitorização da PA em pacientes com arritmias supraventriculares.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente de 80 anos, do sexo masculino, com história de hipertensão arterial sistêmica controlada, apresentou-se com queixa de mal-estar e labilidade extrema na PA, incluindo uma PA sistólica mínima de 60 mmHg e máxima de 200 mmHg no pronto-socorro. Após avaliação ambulatorial, foram solicitados: (1) MAPA, que é um dispositivo eletrônico que afere a PA pelo método oscilométrico e revelou uma ocorrência de hipotensão grave, com PA de 61 x 38 mmHg e frequência cardíaca de 158 bpm; (2) Holter de 24 horas, que identificou um episódio de flutter atrial revertido para o ritmo sinusal espontaneamente; e (3) Ecocardiograma Transtorácico, que evidenciou uma disfunção diastólica tipo - 1 do ventrículo esquerdo e uma calcificação mitroaórtica senil.

Discussão

O caso destaca a relevância da monitorização contínua em pacientes com sintomas cardíacos intermitentes para um diagnóstico preciso e guiar a terapêutica, sendo, imprescindível, uma escolha adequada do método de aferição da PA, que garanta a obtenção de dados fidedignos. Embora adotado no caso narrado, a presença de arritmias pode falsear as medidas obtidas pelo MAPA, levando a resultados imprecisos. Assim, é cabível o questionamento se a AMPA , aferida de forma manual e pelo método auscultatório, poderia ser a primeira escolha para identificar eventuais labilidades pressóricas em pacientes instruídos portadores de flutter atrial, por trazer vantagens como aumento da acurácia em vigência de arritmias, menor custo, maior disponibilidade e por aumentar o engajamento do paciente ou cuidador no tratamento.

Palavras Chave

Flutter Atrial; Labilidade Tensional; MAPA; AMPA; Hipertensão Arterial

Área

Hipertensão Arterial, MAPA e MPAR

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

Unigranrio - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marcos Paulo Agra Basso, Matheus Guimarães, Rafaela Seuring Gonçalves de Melo, Breno Bezerra Rodrigues do Vale , Ozimar Felix Ferreira Junior, Mariana Rocha Brito Almeida , Fatimih Cantanhêde da Silva, Guilherme Nossar Pires Matheus da Rocha