41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Impacto na Diminuição do tempo de transferência do paciente com IAMCSST via aéreo para o hospital especializado em cardiologia

Introdução e/ou Fundamento

As doenças cardiovasculares é a principal causa de morte no Brasil. Em 2024, foram registradas 57.398 mortes e 10.125 casos de AVC. Nesse contexto, identificar e intervir precocemente nesses casos é mandatório para a diminuição da morbimortalidade. Os protocolos e diretrizes já existentes para manejo e condução dos casos de IAMCSST confirmam que a sobrevida é maior se realizado dentro dos tempos já estabelecidos. Um Hospital de referência em cardiologia em SP desenvolveu a Linha de cuidado da Dor torácica, em 150 UPAS em todo o território nacional, capacitou as equipes locais e através da teleinterconsultorias especializadas, médica e de enfermagem aos pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda (SCA) ajudou na melhor tomada de decisão e a rápida transferência para o centro de referência cardiológica local.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Demonstrar o impacto na diminuição do tempo de transferência do paciente com SCA para o hospital especializado. Relato de caso 1: Paciente J.S.V., 51 Anos, deu entrada na UPA no estado do Pará, no dia (07/01/24) com quadro de dor torácica e pico hipertensivo. Na unidade foi aplicado o Protocolo de dor torácica e terapia medicamentosa, no ECG foi evidenciado o IAMCSST pelo cardiologista em SP, indicando a transferência para o Hospital de referência cardiológica local. A transferência do paciente pelo suporte avançado terrestre e fluvial é de 5horas foi encurtado para 40 minutos através do transporte aeromédico. Esta melhoria foi alcançada após a reunião virtual entre gestores médico e administrativo local e equipe do Hospital em SP.

Discussão

A transferência, que inicialmente levaria 5 horas por via terrestre e fluvial, foi reduzida para 40 minutos através do transporte aeromédico (SESPA), resultado obtido após a reunião com a enfermeira referência do Projeto da Beneficência Portuguesa e gestores locais, utilizando os recursos disponíveis locais. Obtivemos sucesso nesta nova estratégia em 5 casos de urgências cardiovasculares evidenciados no período de setembro/2023 a fevereiro/2024. Disponibilizando o acesso mais rápido e seguro a procedimentos como porta agulha e porta balão, otimizando a assistência ao paciente. Resultado:  Foi identificado que a troca para o transporte aeromédico é mais eficaz no atendimento de emergências cardiovasculares, aumentando as chances de tratamento nos tempos adequados.

Palavras Chave

IAM; telessaúde; Coleta de Dados

Área

Arritmias, Estimulação Cardíaca e Eletrofisiologia

Categoria

Médico Residente / Especializando

Instituições

BP - A BENEFICIENCIA PORTUGUESA DE SP - São Paulo - Brasil

Autores

RODRIGO OLYNTHO DE ALMEIDA, Ana Flávia NUNES ARAUJO , SANDRA MARCIA FRAGAS, MARCELA USBETI GUTIERREZ, CAMILLA ROSARIO CHIORINO