41º Congresso SOCERJ

Dados do Trabalho


Título

Trilhando Excelência e Mapeando a Implementação do Protocolo de Dor Torácica na Upa através do Boas Práticas em Cardiologia

Introdução e/ou Fundamento

O protocolo de dor torácica é um instrumento que foi desenvolvido para auxiliar profissionais na melhor tomada de decisão no tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sendo a principal doença que mais causa mortalidade no mundo. Uma vez aplicado o protocolo, o sucesso no atendimento é fato, bem como a eficiência, agilidade e diminuição do tempo de atendimento em situações mais graves. A UPA preocupada com a complexidade e aumento dos casos de IAM, implementou em 2023 um PDT, com orientação do Boas Práticas em Cardiologia.

Relato do Caso (Descrição Objetiva do Caso)

Paciente G.L.G., sexo masculino, 46 anos, refere dor em MSE sem irradiação, sudorese, náusea e dispneia, dor semelhante ao IAM prévio em janeiro 2023. O quadro atual é cardiopata com IAM prévios, início da dor cerca de 3 horas. Ao exame físico apresentou estado geral regular, consciente, orientado, sudorese excessiva, FC 92bpm, PA 153x93mmHg e Sat. de 98%, com histórico de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Cardiopata, com classificação de cor vermelha priorizando atendimento de urgência. Paciente deu entrada na UPA no dia 05 de fevereiro de 2024 às 14h13, admitido na sala vermelha, com início do Protocolo de Dor Torácica, realizado ECG as 14h16 (Tempo Porta ECG: 3min.) com laudo médico de Ritmo sinusal, com presença de corrente de lesão subepicárdica em parede septal. Administrado medicações conforme protocolo de IAM. Após teleleinterconsultoria, administrado trombolítico 20min após sua admissão, (Tempo Porta Agulha 20min.). Após estabilização do quadro realizado transferência do paciente as 15h30 (Tempo Porta Balão: 78min.) para o hospital de referência.

Discussão

A excelência e o sucesso do caso relatado ocorreu devido uma equipe treinada e capacitada para atender qualquer queixa ou sinal de pacientes que se enquadram no protocolo de dor torácica através o olhar holístico, desde o segurança na entrada da Upa que prioriza o atendimento através de uma senha específica, juntamente com agilidade da equipe de enfermagem na classificação de risco em tempo hábil. Demonstrando que uma localidade desprovida de recursos, com alta demanda de atendimentos a pacientes o SUS com IAM pode sim ter protocolos específicos de excelência no atendimento se igualando aos grandes centros de saúde do Brasil.

Palavras Chave

IAM; Arritmia; telessaúde

Área

Eletrocardiografia, Holter e ECGAR

Categoria

Iniciação Científica (Alunos de Graduação em Medicina)

Instituições

BP - A BENEFICIENCIA PORTUGUESA DE SP - São Paulo - Brasil

Autores

ANA FLAVIA NUNES ARAUJO , SANDRA MARCIA FRGAS, MARCELA USBERTI GUTIERRE, RODRIGO OLYNTHO DE ALMEIDA, CAMILLA ROSARIO CHIORINO