XVI Congresso Tocantinense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Manejo da sobrecarga de fluidos em pacientes com estenose aórtica grave (EASE-TAVR): um ensaio clínico randomizado e controlado

Introdução

A sobrecarga de fluidos (FO) em pacientes com estenose aórtica grave está associada a um aumento do risco de insuficiência cardíaca e morte após a substituição valvar. A FO pode ser medida com precisão por meio de espectroscopia de bioimpedância (BIS), uma técnica não invasiva. Embora o monitoramento da congestão em pacientes com insuficiência cardíaca tenha mostrado benefícios, dados específicos para pacientes com estenose aórtica são escassos.

Objetivo

Este estudo visa avaliar se o tratamento guiado por BIS para descompressão hídrica em pacientes com estenose aórtica grave melhora os desfechos clínicos e a qualidade de vida após a substituição da válvula por cateter (TAVR).

Métodos

Um ensaio clínico randomizado e controlado foi realizado com 232 pacientes com estenose aórtica grave. Dentre eles, 111 apresentavam sobrecarga de fluidos, sendo divididos em dois grupos: um recebeu tratamento guiado por BIS, e o outro seguiu a abordagem clínica convencional. Os pacientes foram acompanhados por 12 meses, com avaliação da taxa de internações por insuficiência cardíaca e mortalidade, além da qualidade de vida pelo questionário de Cardiomiopatia de Kansas City (KCCQ).

Resultados/Discussão

Os pacientes que receberam tratamento guiado por BIS apresentaram uma redução significativa nos desfechos adversos (12,7% no grupo BIS vs. 32,1% no grupo controle). A melhora na qualidade de vida também foi maior no grupo BIS em comparação ao grupo tratado com base em julgamento clínico. Esses resultados sugerem que o monitoramento quantitativo da FO por BIS pode melhorar os desfechos clínicos e a qualidade de vida em pacientes com estenose aórtica grave após TAVR.

Conclusão

O tratamento guiado por BIS em pacientes com sobrecarga de fluidos e estenose aórtica grave foi eficaz na redução do risco de insuficiência cardíaca e morte, além de melhorar a qualidade de vida. O estudo destaca a importância de estratégias personalizadas de descompressão hídrica após a substituição valvar por cateter.

Palavras Chave

Estenose Aórtica; Insuficiência cardíaca; Qualidade de Vida

Área

Cardiologia

Categoria

Trabalho empírico

Autores

Gabriel Jhomilson Rodrigues Coelho, Sthefany Macedo Lopo, Victoria Lee Garrido de Andrade Gomes, Nicolli Alves Paixão, Cynara Monteiro Corrêa