XVI Congresso Tocantinense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

As múltiplas doenças crônicas como Filariose Linfática e Hipertensão Arterial Sistêmica no paciente idoso impactam em qualidade de vida.

Introdução

A Filariose Linfática (Elefantíase) é uma doença parasitária crônica que está associada as seguintes manifestações edemas (acúmulo anormal de líquido) de membros. Além disso, a Hipertensão Artéria Sistêmica (HAV) possui como um aumento para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV). Também está associa-se lesões de estruturais dos órgãos-alvo como coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos. Ambas as patologias podem interferir na qualidade de vida pois as limitações geradas por suas manifestações clinicas, polimedicamentos, efeitos colaterais e possíveis complicações.

Objetivo

Relacionar como múltiplas doenças crônicas impactam na qualidade de vida do paciente idoso.

Métodos

Estudo de caso será descritivo, de natureza qualitativa e observacional, onde foi estudado um paciente do sexo masculino, 70 anos, HAS, Convulsão prévia, AVE prévio, Alteração Cognitiva, Parkinson, Doença arterial obstrutiva periférica, IC e Filariose Linfática. Os dados foram coletados no ambulatório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos- Porto Nacional (ITPAC) através do método da Anamnese Tradicional, Exame Físico.

Resultados/Discussão

Paciente, sexo masculino, 70 anos, em tratamento HAS, Convulsão prévia, Acidente Vascular Encefálico- prévio, Alteração Cognitiva, Parkinson, Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), Insuficiência Cardíaca e Filariose Linfática. Em uso de Losartana 50mg 1-0-0, Furosemida 40mg 0-1-0, Carbamazepina 200mg 1-0-1, Fenitoina 100mg 1-1-1, Depakene 250mg 1-0-1, Venaflon 450+50mg 1-0-1, Sinvastatina 20mg 0-0-1, Clopidogrel 75mg 1-0-0, AAS 100 mg 0-1-0 e Omeprazol 20mg 1-0-0 compareceu ao ambulatório do ITPAC queixando que possui dor e edema nos membros inferiores (MMII), com melhora com elevação dos MMII e piora ao se posicionar em pé. Ao exame físico apresenta bom estado geral, lúcido, eupneico. Com Pressão Arterial de 140x90 mmHg, Ausculta Cardíaca: Bulhas Rítmicas Norma fonéticas em 2 tempos sem sopro, Ausculta Respiratória: Murmúrio Vesicular preservado bilateral, sem Ruídos Adventícios, frequência cardíaca: 90 BPM, Saturação: 98% Sinal da roda denteada, cacifo em MMII direito ++++/4+, Cacifo em MMII esquerdo ++/4+, Dor à palpação em panturrilha bilateralmente.
Além disso, cabe ressaltar que quando analisa à saúde do Idoso é importante questionar sobre o uso Polimedicamentos, sobre realização de atividade física, sobre a qualidade do sono, interação social e realizações das atividades diárias – escala de capacidade funcional do idoso. Para Galvão (2006) “Com o envelhecimento aumenta o número de doenças crónicas e com elas a consequente necessidade de utilizar medicamentos para o seu controlo”. Sendo assim, conclui que o paciente tem à qualidade de vida limitada.

Conclusão

Por fim, conclui que no caso do paciente em questão, é importante frisar ao paciente e cuidadores sobre o acompanhamento diário ao médico, o cuidado com o polimedicamentos, observar sobre as interações medicamentosas, limitação de atividades diárias. Pois a escolha a acerca da conduta terapêutica, os efeitos colaterais das medicações que o paciente faz uso, e orientações diárias devem ser alinhadas mediante a avalições medicas, afim de alinhar uma melhor qualidade de vida dentre as suas possiblidades.

Palavras Chave

Múltiplas doenças crônicas; Qualidade de Vida; Polimedicamentos; saúde do idoso

Área

Cardiologia

Categoria

Relato de caso

Autores

Sâmella da Silva Guilherme, Suyane Kelly Sousa Aires, Sarah Leinerh Nogueira Queiroz, Paulo Victor Dias, Elyanne dos Santos Gomes