XVI Congresso Tocantinense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Cardiomiopatia Periparto: Uma revisão de literatura

Introdução

A Cardiomiopatia Periparto é uma doença que se apresenta como uma insuficiência cardíaca aguda secundária à disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, que surge no último mês de gestação ou até os cinco meses pós-parto e que não possui uma causa identificável. Dentre os sintomas relatados estão edema de membros inferiores, ortopneia e dispneia paroxística noturna. Embora a etiologia não seja clara, fatores genéticos, vasculares, hormonais, problemas imunológicos e malformações cardíacas estão associadas.

Objetivo

Analisar os dados atuais acerca da Cardiomiopatia Periparto e compreender a importância do seu diagnóstico correto.

Métodos

Este estudo é uma revisão de literatura que foi realizado utilizando os descritores de ciência em saúde “cardiomiopatia”, “insuficiência cardíaca” e “periparto”, e o descritor booleano “and” nas plataformas de busca LILACS, SCIELO e PUBMED, nas línguas português, inglês e espanhol. As buscas ocorreram em setembro de 2024 e foram selecionados artigos dos últimos 5 anos pertinentes ao tema e que corroboram com o objetivo da pesquisa.

Resultados/Discussão

A Cardiomiopatia Periparto é uma condição rara que afeta 1 a cada 1300 a 1500 gestantes, que pode levar à altas taxas de mortalidade entre 18% e 56%, devido ao comprometimento cardíaco. Mais de 50% dos pacientes recuperam a função sistólica, embora alguns desenvolvem cardiopatia crônica, e uma pequena minoria necessite de suporte mecânico ou transplante. O diagnóstico pode ser realizado através do eletrocardiograma, radiografia de tórax e aumento dos peptídeos natriuréticos. O tratamento farmacológico utilizando uma combinação de betabloqueadores, IECA/BRA e diuréticos continua sendo a primeira escolha para tratamento desta patologia.

Conclusão

A Cardiomiopatia Periparto é uma condição rara e com quadro clínico bem definido, porém de difícil diagnóstico, com elevadas taxas de mortalidade materna e perinatal. Com o diagnóstico precoce e correto, há um melhor prognóstico dos pacientes. Contudo, também faz-se necessário mais estudos sobre este tema, tendo em vista limitação da bibliografia.

Palavras Chave

Cardiomiopatia; Insuficiência cardíaca; Periparto; Gravidez

Área

Multiprofissional

Categoria

Revisão de literatura

Autores

Fredy Barbosa Caixeta, Leticia de Paula Pinto, Luiz Fernando Marques Duarte Silva, Cairo Soares Silva