XVI Congresso Tocantinense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS CARDÍACAS ISQUÊMICAS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Introdução

As doenças cardíacas isquêmicas se apresentam de forma aguda com sofrimento do miocárdio seguindo para desfechos clínicos decorrentes e de forma crônica demonstrando alterações moleculares, funcionais e adaptativas devido a baixa oferta de oxigênio em relação a demanda exigida pelo tecido cardíaco. Concebendo que, as duas formas evoluem dos mesmos fatores de risco e comungam para a diminuição da qualidade de vida do paciente em diversos âmbitos, é importante entender que a abordagem no tratamento dessas doenças deve ser multidisciplinar, umas vez que a multidisciplinaridade no mundo da saúde é um mecanismo que permite a integração dos vários fatores, como social, psicológico, médico e cultural, na busca de uma resolução do problema investigado. Além do que, de acordo com dados obtidos na plataforma DataSUS, as doenças cardíacas isquêmicas, seja crônica ou aguda, representam, no período de 2021-2023, o alarmante número de 241.240 óbitos, o que se mostra apenas mais um fator que corrobora com a importância de entender, através de uma revisão narrativa, a interdisciplinaridade no tratamento de doenças cardíacas isquêmicas.

Objetivo

Este trabalho apresenta por objetivo realizar uma revisão narrativa acerca da abordagem interdisciplinar no tratamento de doenças cardíacas isquêmicas.

Métodos

Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, realizada por meio das bases de dados PubMed, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: “Cardiopatia isquêmica”, “Tratamento” e “Prática interdisciplinar”. Como critério de seleção dos trabalhos, foram considerados trabalhos completos, nos idiomas português e inglês, publicados nos últimos 5 anos, sendo excluídos aqueles que não contemplavam o objetivo em análise ou os critérios estabelecidos.

Resultados/Discussão

A revisão sistemática destacou que a abordagem multidisciplinar têm sido amplamente eficaz no manejo das doenças cardíacas isquêmicas e na qualidade de vida dos pacientes, principalmente por facilitar o controle dos fatores de risco. Os artigos indicam que o envolvimento da equipe multidisciplinar, composta por cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais da saúde leva a uma maior adesão ao tratamento e redução dos fatores de risco, como hipertensão, dislipidemia, tabagismo e obesidade. Os nutricionistas são fundamentais ao prescrever dietas e mudanças comportamentais que reduzem o colesterol total e LDL, o que diminui os riscos relativos de eventos cardiovasculares. Os enfermeiros, técnicos, ACS, desempenham um papel importante ao antecipar e facilitar o acesso aos serviços de saúde. Já os profissionais da educação física elaboram programas de atividade física regulares, essenciais para melhorar a capacidade cardiovascular. Enquanto, os psicólogos utilizam intervenções como terapia cognitivo comportamental e da redução de estresse para modificar os hábitos e comportamentos.

Conclusão

Conclui-se que a abordagem multidisciplinar no tratamento de doenças cardíacas isquêmicas mostrou-se eficaz, melhorando tanto a qualidade de vida quanto o controle dos fatores de risco. O envolvimento de diversos profissionais da saúde promove uma maior adesão ao tratamento e resultados mais satisfatórios, reforçando a importância de práticas interdisciplinares no manejo dessas doenças.

Palavras Chave

Cardiopatia isquêmica; Tratamento; Prática interdisciplinar

Área

Cardiologia

Categoria

Revisão de literatura

Autores

Taiza Liandra Sousa Pimentel Pereira, Alex Ruan Silva Sousa, Eduardo Andrade Silva Filho, Suyane Kelly Sousa Aires, Elyanne Dos Santos Gomes