XVI Congresso Tocantinense de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

Mixoma atrial esquerdo simulando estenose mitral grave associado à hipertensão pulmonar importante: um relato de caso

Introdução

Tumores cardíacos primários são raros, apresentam incidência de aproximadamente 0,02%. Desses, mixomas benignos são as neoplasias mais comuns, acometem principalmente mulheres de 40 a 60 anos e surgem no átrio esquerdo. Eles tendem a crescer no lúmen atrial e causar sintomas, obstruindo o fluxo sanguíneo ou criando regurgitação mitral. Os tumores atriais esquerdos podem, portanto, simular a doença da válvula mitral e produzir insuficiência cardíaca e/ou hipertensão pulmonar secundária. O ecocardiograma (ECO) tem papel fundamental no diagnóstico precoce.

Objetivo

Relatar o caso clínico de uma paciente jovem atendida no Hospital Geral de Palmas, ilustrando os métodos diagnósticos realizados, as manifestações multissistêmicas e o tratamento proposto.

Métodos

Paciente feminina, 50 anos, hipertensa, tabagista, diabética e com histórico de câncer de colo uterino tratado, evolui com dor torácica típica, dispnéia aos moderados esforços, tosse seca, dispnéia paroxística noturna, ortopnéia e edema de membros inferiores. A tomografia de tórax evidenciou sinais de congestão pulmonar e cardiomegalia com aparente aumento do átrio esquerdo. O ECO transtorácico mostrou grande massa no átrio esquerdo, medindo cerca de 53 x 50 mm, aderido ao septo atrial. A massa se projeta ao ventrículo esquerdo, causando obstrução da mitral como se houvesse estenose mitral grave – mixoma atrial esquerdo. Além disso, há evidência de hipertensão pulmonar importante. Descartada coronariopatia e, após estabilização do quadro clínico, ainda na mesma internação, a paciente foi submetida à cirurgia cardíaca para ressecção do tumor. Esta se deu com sucesso e aquela obteve rápida recuperação pós-operatória.

Resultados/Discussão

As manifestações cardiovasculares dependem da localização anatômica do mixoma. Aproximadamente 80% se originam no átrio esquerdo, geralmente da fossa oval, e a maioria do restante é encontrada no átrio direito. Nesse caso, a repercussão hemodinâmica motivou a paciente a procurar atendimento de saúde. O ECO se tornou imprescindível para a assertividade do diagnóstico e condução clínica. A literatura atual propõe a ressecção cirúrgica imediata devido aos riscos de complicações embólicas e cardiovasculares, incluindo a morte súbita, motivo pelo qual a paciente foi submetida à cirurgia cardíaca na mesma internação, tendo evolução satisfatória e estável.

Conclusão

O caso relatado ratificou a importância de um diagnóstico ágil e tratamento efetivo, pois as complicações cardiovasculares poderiam cursar com um desfecho fatal e foi evitada pelo diagnóstico clínico e ecocardiográfico (método acessível e de baixo custo) propositivo e tratamento curativo seguro.

Palavras Chave

Mixoma; Estenose Mitral; Hipertensão Pulmonar

Área

Cardiologia

Categoria

Relato de caso

Autores

EDUARDA KAUANE BOING, DANDARA ALICE RODRIGUES VILAR ROGALSKI, JULIANA DIAS BORGES, RICARDO DIAS BORGES, RODRIGO RODRIGUES DA SILVA