Dados do Trabalho
Título
O Impacto da Insuficiência Cardíaca no Trato Gastrointestinal e a Importância do Cuidado Multiprofissional: uma Revisão de Literatura
Introdução
A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica em que ocorre uma falha na função cardíaca, responsável por afetar não somente o sistema cardiovascular, mas também altera significativamente os outros sistemas, sobretudo o trato gastrointestinal. Nesse contexto, vale ressaltar que a diminuição do débito cardíaco resulta na hipoperfusão tissular intestinal, o que compromete sua barreira e desencadeia um processo inflamatório sistêmico.
Objetivo
Evidenciar o impacto da insuficiência cardíaca no sistema gastrointestinal, bem como a importância da assistência multiprofissional para o manejo desses pacientes.
Métodos
Este estudo foi baseado na revisão narrativa da literatura, utilizando como fonte artigos científicos indexados nas principais bases de dados, como PubMed e SciELO, publicados nos últimos 10 anos. Os termos de busca incluíram "insuficiência cardíaca", "alterações gastrointestinais", “fator de necrose tumoral alfa”, “microbiota intestinal e doença cardiovascular” e "manejo da insuficiência cardíaca".
Resultados/Discussão
A revisão demonstrou que a insuficiência cardíaca causa disfunção da barreira intestinal, devido à isquemia provocada pela redução do débito cardíaco, o que acarreta o aumento da permeabilidade, permitindo a translocação bacteriana e a liberação de endotoxinas, como o lipopolissacarídeo. Esse processo desencadeia uma resposta inflamatória sistêmica, sobretudo pela ativação do Fator de Necrose Tumoral Alfa. O Fator de Necrose Tumoral Alfa altera o fenótipo e a função das células miocárdicas, suprimindo a contratilidade dos cardiomiócitos, em decorrência do estímulo à inflamação local e à disfunção microvascular e da alteração do fenótipo de degradação da matriz em fibroblastos, o que, por sua vez, resulta na piora do prognóstica da insuficiência cardíaca. Ademais, o quadro de inflamação sistêmica, pode ocasionar disbiose intestinal, caracterizada por alterações na composição e função da microbiota intestinal, intensificando o processo inflamatório, a permeabilidade intestinal e a disfunção endotelial. Dessa forma, visto a complexidade das implicações causadas pela condição cardiovascular, a assistência multiprofissional, com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos, psicólogos e assistentes sociais, mostra-se fundamental para o manejo integral desses pacientes, à medida que abrange todos os aspectos que podem influenciar na sua saúde, promove um atendimento individualizado e adaptado para sua realidade e uma participação ativa do paciente no processo, por meio da promoção da educação em saúde, possibilitando maior adesão ao tratamento. Logo, o impacto da insuficiência cardíaca no trato gastrointestinal, tende a ser reduzido, como também há prevenção do aumento de hospitalizações.
Conclusão
Portanto, torna-se evidente que a insuficiência cardíaca e as alterações gastrointestinais estão intimamente relacionadas, formando uma sequência de respostas fisiopatológicas que se repetem e se intensificam, caracterizando um ciclo vicioso que agrava o prognóstico dos pacientes. Sendo assim, a assistência multiprofissional é imprescindível para o cuidado desses pacientes, com foco na educação em saúde, no controle dos sintomas e na prevenção de complicações. Deste modo, a implementação de programas de cuidados multidisciplinares é de extrema importância para a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes com insuficiência cardíaca.
Palavras Chave
Insuficiência cardíaca; Falência Cardíaca; Absorção Gastrointestinal; Equipe Multiprofissional
Área
Cardiologia
Categoria
Revisão de literatura
Autores
Gabriela Zago Garcia, Dhyogo Paulo Severo Silva, Emanuelle de Sousa Nunes, Luis Filipe Dias Almeida