Dados do Trabalho
Título
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO SETEMBRO VERMELHO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução
A parada cardiorrespiratória (PCR) é um evento grave no qual ocorre a interrupção da atividade cardíaca, cuja implicação é a cessação do fluxo circulatório corporal. Suas principais causas são distúrbios cardiocirculatórios, como isquemia miocárdica, choque séptico, choque circulatório e trauma. Nesse aspecto, o sucesso de manejo e reversão de uma PCR intra-hospitalar depende da aplicação adequada da equipe de atendimento dos elementos da cadeia de sobrevivência com reconhecimento precoce e prevenção da parada, acionamento do serviço médico de emergência, reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, desfibrilação, cuidados pós-parada e recuperação. Tal contexto exige capacitação dos profissionais da saúde componentes das equipes de suporte avançado de vida.
Objetivo
Relatar sobre a experiência de capacitações sobre Suporte Avançado de Vida (SAV) realizadas no Hospital Geral de Palmas (HGP) para profissionais de saúde.
Métodos
Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de capacitações, sobre Suporte Avançado de Vida, realizadas no Hospital Geral de Palmas -TO nos dias 7, 14 e 21 de setembro de 2024. O curso foi ministrado por acadêmicos de Medicina, componentes da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência, vinculada à Universidade Federal do Tocantins. Foram abordados: identificação de uma parada cardiorespiratória; parâmetros para a ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade; manejo da via aérea e ventilação; cuidados pós-parada cardiorrespiratória e organização da equipe multiprofissional. Todo o material foi elaborado a partir das diretrizes da American Heart Association - AHA (2020). Adicionalmente, foi realizada a aplicação de teste de conhecimento sobre SAV antes e após a ministração do curso. Ademais, foram realizadas oficinas práticas, nas quais os participantes foram divididos em pequenos grupos para a elucidação de casos clínicos e simulação de ressuscitação cardiopulmonar em manequins, sob supervisão dos acadêmicos.
Resultados/Discussão
Foram realizados três encontros, abrangendo cerca de 48 profissionais da equipe multiprofissional de saúde de diferentes setores da atenção hospitalar. Durante as aulas teóricas, foram observadas dúvidas relacionadas às vivências dos profissionais no ambiente intra-hospitalar, evidenciando a necessidade de atualização constante acerca do tema. Nas simulações práticas, foi identificada a necessidade de aprimoramento das técnicas de RCP por parte dos profissionais, especialmente quanto à frequência e profundidade das compressões torácicas e à dinâmica da compressão - via aérea - ventilação, reforçando a importância da oferta contínua do curso para garantir a eficácia das manobras e a segurança dos pacientes. Espera-se que a partir da capacitação haja melhora na aquisição de conhecimento técnico por parte dos profissionais de saúde, e que, consequentemente, haja melhor execução do suporte avançado de vida em casos de parada respiratória, pelos profissionais participantes - o que impacta a morbimortalidade dos indivíduos por eles assistidos (GUEDES et. al, 2021).
Conclusão
É imprescindível que todo profissional envolvido na assistência seja preparado para o manejo adequado da PCR. O processo de aprendizado se dá de forma contínua e ininterrupta, desta forma, os cursos de formação teórico-práticos em SAV vêm a contribuir para o de formação continuada das equipes multiprofissionais de saúde.
Palavras Chave
Parada Cardiorrespiratória; Cursos de capacitação; Suporte Vital Cardíaco Avançado
Área
Cardiologia
Categoria
Relato de experiência
Autores
Arthur Ramalho Nascimento, Catherine Marie de Campos Menezes Rosa, Ana Carolina Pereira Monteiro Manhães, Leilivan Gomes Siqueira Santos, Ana Carolina Sobota Vasconcelos